Um pássaro rebelde

Violência simbólica e subversão feminina na ópera “Carmen”

Autores

  • Jéssica Wisniewski Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tatiana Castro Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2021.v7.32147

Palavras-chave:

Representação, Ópera, Estudos de Gênero, Carmen

Resumo

O presente trabalho procura trazer uma análise de dois momentos do texto da ópera Carmen (G. Bizet) para evidenciar como a personagem principal, que leva o nome da obra, foi um instrumento de recepção de violências simbólica e física, fundamentando-se nos Estudos de Gênero. Carmen é um produto do imaginário e do cotidiano do século XIX qual, dentro de sua totalidade, diz muito sobre a sociedade que a produziu. Contudo, como mecanismo de representação cultural, é possível hoje ressignificar a obra, de forma que esta possa dialogar e contribuir com os Estudos de Gênero, servindo como meio de mapear as formas de violência sofridas por mulheres, assim como compreender de que maneira essas representações perpassaram o século XX, até chegar nos dias atuais.

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Biografia do Autor

Jéssica Wisniewski, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF.

Tatiana Castro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense e Bolsista CAPES.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

(1)
Wisniewski Dias, J.; de Carvalho Castro, T. Um pássaro Rebelde: Violência simbólica E subversão Feminina Na ópera “Carmen”. FDC 2021, 7.