Os bacharéis fardados
cor, meritocracia e mobilidade social na Escola Militar da Praia Vermelha (1870-1880).
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2020.v6.29357Palavras-chave:
Meritocracia, Escola militar, corResumo
O objetivo deste artigo é pensar, por meio da análise de treze trajetórias descritas em fés de ofício de militares, como o discurso do mérito foi praticado dentro da Escola Militar da Praia Vermelha. Com base nisso, procuramos entender como a cor e a origem social dos alunos influenciavam a prática do discurso da meritocracia na instituição. Por fim, tentamos mostrar a ambiguidade no princípio do mérito que, por um lado promovia as capacidades de um aluno pardo e de origem pobre e, por outro, mantinha a proteção através da velha ordem.
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Publicado
2020-06-02
Como Citar
(1)
Soares Matos, G. Os bacharéis Fardados: Cor, Meritocracia E Mobilidade Social Na Escola Militar Da Praia Vermelha (1870-1880). FDC 2020, 6, 414-439.