Janelas de oportunidades e coalizões:

o SUS e a indústria farmacêutica nacional brasileira

Autores

  • Ignácio Godinho Delgado Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Sistemas de saúde, Indústria farmacêutica, Inovação tecnológica

Resumo

À luz das noções de sistema de inovação em saúde e complexo industrial da saúde, o artigo aborda as articulações entre sistemas de saúde e a indústria farmacêutica, salientando as implicações que os formatos institucionais dos primeiros acarretam para as modalidades de apoio à pesquisa em saúde e à inovação na indústria. Discorre, sucintamente sobre tais articulações nos EUA, Reino Unido e Alemanha, paradigmas de diferentes formatos contemporâneos de sistemas de saúde, e analisa a experiência brasileira. Por fim, avalia as possibilidades de uma interação virtuosa, no país, entre sistema de saúde e indústria farmacêutica, no sentido da afirmação da dimensão pública do primeiro e do perfil inovador da produção nacional de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-10

Como Citar

(1)
Godinho Delgado, I. . Janelas De Oportunidades E coalizões:: O SUS E a Indústria Farmacêutica Nacional Brasileira. FDC 2016, 2, 103-130.