La divulgación del conocimiento histórico entre y fuera de los pares
entrevista con el Prof. Dr. Bruno Leal
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2022.v8.38065Palabras clave:
Entrevista, Bruno LealResumen
Um tema em voga hoje é o debate em torno da História Pública e seus desdobramentos. Neste caminho, e no contexto atual de nosso país, a divulgação científica torna-se cada vez mais significativa e necessária para o combate a desinformação sistemática e na construção de um entendimento mais apurado acerca dos processos vividos. Com uma extensa experiência na área, o entrevistado desta edição é o idealizador e coordenador do Café História, maior portal de divulgação científica de história no Brasil, se destacando como um dos grandes nomes da área.
O professor Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho é Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em História desta mesma universidade. Tendo sido também professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (2019-2022), e professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (2015-2017). É membro da Rede Brasileira de História Pública e da Associação das Humanidades Digitais. Possui estágio pós-doutoral em História Social pela UFRJ, Doutorado em História Social (UFRJ, 2015), Mestrado em Memória Social (UNIRIO, 2009), Especialização em História Contemporânea (PUCRS, 2010), Graduação em História (UERJ, 2008) e Comunicação Social (UFRJ, 2006). Tem dedicado sua pesquisa principalmente aos temas de História Pública e Divulgação Científica, desenvolvendo também, estudos sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.
Agradecemos ao professor pela entrevista. Esperamos que a leitura desta dispare o seu olhar para a necessidade da produção de um conhecimento que não esteja limitado pelos muros da academia, mas que seja experimentado em meio a sociedade que vivemos.
Boa leitura!
Descargas
Citas
-
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Dalila Varela Singulane
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.