Arte urbana e reivindicação política

A Cinelândia como palco da memória acerca da personagem histórica Marielle Franco

Autores/as

  • Raphael Garcia Pinto Barros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Isadora de Mélo Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2021.v7.32320

Palabras clave:

Memória, Cinelândia, Marielle Franco

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a perpetuação da representação cultural da personagem histórica Marielle Franco, mais especificamente, no período de junho de 2018, tendo como recorte geográfico a Cinelândia, localidade circunscrita no centro da cidade do Rio de Janeiro. Tal lugar mostra-se um terreno historicamente privilegiado por possibilitar a compreensão das disputas e resistências políticas que marcaram a histórica da cidade. Por tal motivo, as intervenções artísticas propagadas na Cinelândia possibilitam analisar certo discurso e disputa acerca da memória que é perpetuado na história recente desta localidade. Assim, no presente estudo, utiliza-se da História Política e Cultural como instrumentos teóricos e metodológicos de compreensão da construção de certa memória em torno da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março de 2018.

Descargas

Biografía del autor/a

Raphael Garcia Pinto Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É mestrando em História Política do Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em História - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Isadora de Mélo Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É mestranda do Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós graduanda em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Além disso, é Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Citas

AGULHON, M.. Marianne au combat - L’imagerie et la symbolique républicaine de 1789 à 1880. Paris: Gallimard, 1979

BERNARDI, Andréia Menezes de; PEREIRA; Júnia Sales Pereira. Partilha da Cidade nos Territórios educativos: a escola entre sensibilidades e expansões. In: MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (Orgs) Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

CARMO, Cláudio Márcio do. Grupos minoritários, grupos vulneráveis e o problema da (in)tolerân¬cia: uma relação linguístico-discursiva e ideológica entre o desrespeito e a manifestação do ódio no contexto brasileiro. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 64, p. 201-223, ago. 2016.

CHAGAS, Mário. Memória e poder: dois movimentos. Cadernos de sociomuseologia.Nº 19, 1997.

CHARTIER, R., A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Lisboa: DIFEL, 1990.

DIÓGENES, Glória; CAMPOS, Ricardo; ECKERT, Cornélia. As cidades e as artes de rua: olhares, linhas, texturas, cores e formas (apresentação). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, jan/jun, 2016, p. 11-24.

FRANCO, Marielle. UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. 136f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Universidade Federal Fluminense, Niterói.

MONTEIRO, Carlos. Editorial. In: Guia Cultural do Rio de Janeiro. Ano 1. Nº 4. Câmara de Cultura: Cinelândia. Câmara de Cultura, 2004.

NORA, Pierre. Entre Memórias e História: A problemática dos Lugares. Tradução: Yara Aun Khury. São Paulo: Projeto História, 1993.

NORA, P., 1986-1992. Les lieux de mémoire. Paris:Gallimard, 7v.

POCOCK, J.G.A. “Introduction, the state of the art”, in: _____ Virtue, Commerce and History, Cambridge, 1985, p. 1-34.

RINK, Anita; MENEZES, Ione Vasques; METTRAU, Marsyl Bulkool. Estudo Fotográfico da Arte Urbana: da Aventura Proibida ao Engajamento Político. Psicol. cienc. prof. vol.38 no.2 Brasília Apr./June 2018.

SILVA, Hertha Tatiely. Desvios: [manuscrito]: Cartaz lambe-lambe, comunicação visual e arte nos espaços de trânsito/ Hertha Tatiely Silva. – 2015.

Publicado

2021-04-27

Cómo citar

(1)
Garcia Pinto Barros, R.; de Mélo Costa, I. Arte Urbana E reivindicação política: A Cinelândia Como Palco Da memória Acerca Da Personagem histórica Marielle Franco. FDC 2021, 7.