A baiana vai a Hollywood:
a consagração da baiana e dos balangandãs como símbolos da identidade nacional na Era Vargas
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2020.v6.32161Palabras clave:
baiana, balangandãs, políticaResumen
O artigo propõe uma discussão sobre a consagração da baiana e dos balangandãs como elementos da identidade nacional na Era Vargas, a partir da apresentação de diversas instâncias de consagração vinculadas a intelectualidade e ao Estado. A partir da década de 1930, por meio de uma ação política de fortalecimento do Estado, ancoradas no nacionalismo e unidade nacional, foram valorizadas atividades artístico-culturais e tipos nacionais relacionados à mestiçagem. A investigação evidencia como a baiana saiu da aversão à representação através de ações de intelectuais e do Estado que reverberam na atualidade. A metodologia foi à análise qualitativa dos discursos a respeito da baiana e dos balangandãs e quantitativa para observar a consagração através da música. A pesquisa analisa o uso da valorização de um aspecto da cultura popular para legitimação política.
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