Waldemar Cordeiro e Wesley Duke Lee
Arte, temporalidade e (anti)modernidade em São Paulo (1950 -1964)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2021.v7.31686Palabras clave:
Waldemar Cordeiro, Wesley Duke Lee, temporalidadeResumen
O
presente artigo busca discutir as linguagens artísticas de Waldemar Cordeiro e Wesley Duke Lee em meio ao processo de metropolização e cosmopolitização da cidade de São Paulo entre a década de 1950 e 1964. Abordamos as obras dos dois artistas a partir do modo como ambos constituíram, estética e politicamente, temporalidades com base na modernidade paulistana. Para cumprir o escopo deste estudo, colocamos em discussão os debates artísticos da época, situando os dois intelectuais a partir de suas perspectivas sobre modernidade e visualidade: Cordeiro identificado ao concretismo e Duke Lee ao neodadaísmo e surrealismo. Por fim, apontamos as diferenças entre as propostas dos artistas em urdir temporalidades, acionando sensibilidades utópicas e modernizantes em Waldemar Cordeiro e nostálgicas e antimodernas em Wesley Duke Lee.
Descargas
Citas
AGUILAR, Gonzalo. Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista. São Paulo: Edusp, 2015.
ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
AMARAL, Aracy. Surgimento da Abstração Geométrica no Brasil. In: Textos do Trópico de Capricórnio. Artigos e Ensaios. Volume 1: Modernismo, arte moderna e compromisso com o lugar. São Paulo: Ed. 34, 2006.
_________. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970. Subsídios para uma história social da arte no Brasil. 3ª edição. São Paulo: Studio Nobel, 2003.
ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Mário Pedrosa: itinerário crítico. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e Cultura: São Paulo no meio do século XX. São Paulo: Edusp, 2015.
BANDEIRA, João. (org.). Arte Concreta Paulista: Documentos. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
BARROS, Lenora de. BANDEIRA, João. (orgs.). Grupo Noigandres. Arte Concreta Paulista. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
BERGMAN, Pär. Modernolatria. In: Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 16, n. 25, 2º sem. 2015.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. (v. I). São Paulo: Brasiliense, 1994.
BELLUZZO, Ana Maria (org.). Waldemar Cordeiro, uma aventura da razão. São Paulo: MAC/USP, 1985.
BOTELHO, André. BASTOS, Elide Rugai. BÔAS, Glaucia Villas. O moderno em questão. A década de 1950 no Brasil. Rio de Janeiro: Topobooks, 2008.
BRADLEY, Fiona. Surrealismo. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
BRETON, André. Manifestos do surrealismo. Rio de Janeiro: Nau, 2001.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 1999.
CAMPOS, Augusto. CAMPOS, Haroldo. PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Ateliê, 2006.
CAMPOS, Haroldo de. Poesia e Modernidade: Da Morte do Verso à Constelação. O Poema Pós-utópico [1984]. In: Arco-Íris Branco. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
CINTRÃO, Rejane (org.). Grupo Ruptura: revisitando a exposição inaugural. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
COMPAGNON, Antoine. Os Antimodernos: de Joseph de Maistre a Roland Barthes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
COSTA, Heloiuse. Waldemar Cordeiro e a fotografia. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
CHAVES, Reginaldo Sousa. O Kaos de Jorge Mautner: escrita e temporalidade (1950-1960). Tese de Doutorado em História Social. Universidade Federal do Ceará - UFC. 2019.
_______. Flanar pela Cidade-Sucata: Roberto Piva e seu devir literário-experimental (1961-1979). Dissertação de Mestrado. UFPI. 2010.
CORDEIRO, Analívia. (org.). Waldemar Cordeiro: fantasia exata. São Paulo: Itaú Cultural, 2014.
COCCHIARALE, Fernando. GEIGER, Anna Bella (orgs.) Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1987.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Wesley Duke Lee: um salmão na corrente taciturna. São Paulo: Edusp, 2005.
______. (org.). Wesley Duke Lee. São Paulo: Galeria Paulo Figueiredo, 1981.
DEBATE SOBRE MÔVIMENTO. O Estado de São Paulo, São Paulo, p.10, 15 de Dezembro de 1966.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
_______. O que Vemos, O que nos Olha. São Paulo: Ed. 34, 2010.
_______. Atlas ou o gaio saber inquieto. O Olho da História III. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
DUAILIBI, Roberto. “O Realismo Mágico”. O Estado de São Paulo, 12 de setembro de 1964.
FICO, Carlos. Além do Golpe. Visões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. São Paulo: Record, 2014.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos Tempos Históricos Rio de Janeiro: Contraponto - PUC Rio, 2006.
LOPES, Fernanda. A Experiência Rex: “Erámos o time do Rei”. São Paulo: Alameda, 2009.
LORES, Raul Juste. São Paulo nas alturas: a revolução modernista da arquitetura e do mercado imobiliário nos anos 1950 e 1960. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
LÖWY, Michael. A estrela da manhã: surrealismo e marxismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
_______. SAYRE, Robert. Revolta e Melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015.
NAZARIO, Luiz. Surrealismo no Brasil. In: GUINSBURG, J; LEIRNER, S. (org.). O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
NUNES, Fabricio Vaz. Waldemar Cordeiro: da arte concreta ao “popconcreto”. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP, 2004.
OLIEVENSTEIN, Claude. LAPLATINE, François. Um olhar francês sobre São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1993.
PERLINGEIRO, Max. (org.) Wesley Duke Lee. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2010.
PIVA, Roberto. Paranoia [1963]. 2ª Edição. São Paulo: Instituto Moreira Sales e Jacarandá, 2000.
______. “Piva volta com pesadelo delirante de São Paulo”. Folha de São Paulo (Folha Ilustrada), 4 de abr., 2004.
RIDENTI, Marcelo. Brasilidade revolucionária: um século de cultura e política. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
SARDAN, Zuca [Carlos Felipe Saldanha]. Eccolequá. Raridades da Gráfica Gralha: Miscelânea Atrevida. Fortaleza/São Paulo: Editora Cintra/ Arc Ediciones, 2017.
SVETLANA, Boym. Mal-estar na nostalgia. In: História e Historiografia, Ouro Preto, n. 23, abril, 2017.
LEE, Wesley Duke. Wesley Duke Lee. 35 obras do período de 1953 a 2003. São Paulo: Ricardo Camargo Galeria, 2016.
WILLER, Claudio. A Cidade, os Poetas, as Poesias. In: CARLOS, Felipe Moisés. FARIA, Álvares Alves de. (Org.). Antologia Poética da Geração 60. São Paulo: Nankin Editorial, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Reginaldo Sousa Chaves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.