Disputas pelos partos
discursos sobre as práticas de partejar e as parteiras em Cáceres-MT (1960-1980)
Keywords:
Discursos, História Local, ParteirasAbstract
O presente trabalho objetiva analisar os discursos sobre as práticas de partejar e as parteiras em Cáceres - MT entre as décadas de 1960 e 1980. Como fontes, empregamos impressos do Arquivo Municipal de Cáceres e narrativas orais de parteiras e enfermeiras sobre o período. Nos aspectos teóricos-metodológicos, utilizamos pesquisadores com relação à temática e a proposição de discurso de Michel Foucault. Como resultados, percebemos que durante o período há uma tentativa de enquadrar as parteiras dentro de um discurso médico, uma vez que há uma dificuldade de existência de médicos e enfermeiras para realizar os partos nessa localidade.
Downloads
References
ABREU, Martha. Meninas Perdidas. In: PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil.
São Paulo: Editora: Contexto, 1999.
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. BARRETO, Maria Renilda Nery. Nascer na Bahia do Século XIX. Salvador (1830-1889).
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA novembro de 2000.
BRENES, Anayansi Correa. Um olhar brasileiro sobre o caso de Paris: O conflito, parteira x parteiros e seus desdobramentos no Rio de Janeiro, século XIX. Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense.Niterói, 1996
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 1998.
COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Vol 1.Ed. Graal, 1988.
MATOS, Maria Izilda S.; SOIHET, Rachel. Delineando corpos: As representações do feminino e do masculino no discurso médico. (São Paulo 1890-1930). In: MATOS, Maria Izilda S. e SOIHET, Rachel (orgs.) O corpo feminino em debate. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016
SOIHET, Rachel. História das Mulheres. In: CARDOSO Ciro Flamarion; VAINFAS Ronaldo (org). Domínios da História: Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.
WEBER, Beatriz Teixeira. As artes de curar: medicina, religião, magia e positivismo na república. Rio Grandense. Porto Alegre: Editora EDUSC, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Sonia Maria de Campos, Rodrigo dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.