Meu avô não foi qualquer um

Sankofa em Redenção de Cam

Autores

  • Lorraine Mendes UFJF/Doutoranda

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2021.v7.32331

Palavras-chave:

negritude, representação, nação

Resumo

O artigo visa a uma análise afrocentrada do quadro A Redenção de Cam de Modesto
Brocos que priorize as relações raciais tensionadas a partir da figura da avó. Para tanto é necessário teorizar sobre as relações raciais na construção da identidade nacional. Utilizarei um arsenal teórico diverso para, em uma crítica às narrativas hegemônicas da história da arte brasileira, enunciar a presença de uma Sankofa na tela. É essa Sankofa, como agência epistêmica e narrativa, o conceito a ser desenvolvido no corpo do texto.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

(1)
Mendes, L. Meu Avô não Foi Qualquer Um: Sankofa Em Redenção De Cam. FDC 2021, 7.