As Imagens como tomadas de posição

Uma análise da caricatura política na revista O Malho (1902-1906)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2020.v6.32329

Palavras-chave:

Caricatura, Imagem, O Malho

Resumo

Propõe-se, aqui, investigar as relações editoriais, ideológicas e estilísticas estabelecidas entre as imagens publicadas n’O Malho e seus produtores no contexto do “Bota-Abaixo” (1902-1906). Defende-se a sobreposição das disputas políticas às estéticas que, através da mobilização do “gosto” ou do “belo”, impunham ideais específicos de “civilização” e “progresso” ao projeto urbano da cidade do Rio de Janeiro na Primeira República. Dispõe-se de 682 imagens e da análise de trajetória de 45 agentes, dentre proprietários, dirigentes e colaboradores da revista, localizados a partir de suas assinaturas nos desenhos coletados. Os resultados apontam para uma vinculação profunda entre os campos da arte, da intelectualidade e da política, para além de um reposicionamento da revista no espaço da imprensa da época: de um jornalismo “de combate” às práticas de manutenção do status de dominação.

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Biografia do Autor

Janine Figueiredo de Souza Justen, UFRJ

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Mestre e doutora em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ, com doutorado sanduíche pelo Institut d'Études Politiques de Paris (Sciences Po). 

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

(1)
Figueiredo de Souza Justen, J. As Imagens Como Tomadas De posição: Uma análise Da Caricatura política Na Revista O Malho (1902-1906). FDC 2020, 6, 203-229.