O corpo da mulher negra na produção de Nice Avanza
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2023.v9.42021Palavras-chave:
Nice Avanza; mulher negra; representaçãoResumo
O presente artigo apresenta uma discussão sobre a presença do corpo da mulher negra na arte e o espaço que a ela foi negado. Partindo da atuação da artista capixaba Nice Avanza, esta pesquisa analisa como a mulher negra aparece representada em suas pinturas. Por meio de revisão bibliográfica, propõe-se contextualizar a inserção de uma artista negra no circuito da arte contemporânea capixaba e o seu modo de retratar esses corpos. Os resultados revelam que a artista contribuiu para dar voz às mulheres negras em razão da sua circulação no meio artístico e do ponto de vista com que as representa em suas produções.
Downloads
Referências
CARRERA, Fernanda; MEIRINHO, Daniel. Mulheres negras nas artes visuais: modos de resistência às imagens coloniais de controle. In: Revista ECOPOS: Dossiê crise, feminismo e comunicação, v.23, n.3, 2020. Disponível em: <https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27572/pdf>. Acesso em: 24 jun. 2023.
CASOLI, Rosemery. Corpo transgressor feminino: arte como enfrentamento da violência doméstica à mulher negra. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_14520_2%20-%20DISSERTA%C7%C3O%20DE%20ROSEMERY%20CASOLI%20Final.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
CHENIER, Carlos. Uma pintora primitiva vai ocupar todo espaço durante 15 dias: Nice. Agenda, A Gazeta, Vitória, 20 set. 1977.
CRISTINA, Glória. Nice, mais uma vez representando o Estado. Artes plásticas. A Tribuna, Vitória, 06 mar. 1983.
CRUZ, Tereza Giuberti. Natureza e cultura na pintura de Nice. 2003 117 f. Monografia (Especialização) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes.
FILHO, Attílio Colnago. Religiões afro-brasileiras: candomblé. UFES Revista de Cultura. Espírito Santo, ano VI., n. 18, p. 50-54, out./nov. 1980.
MAES. Nice Retrospectiva. MAES – Museu de Arte do Espírito Santo. Coordenação Geral de Tereza Giuberti Cruz, 2000.
MARGOTTO, Samira. Afinidades Eletivas a pintura de Nice Nascimento. In: Nice Retrospectiva. MAES – Museu de Arte do Espírito Santo. Coordenação Geral de Tereza Giuberti Cruz, 2000.
MEDEIROS, Rogério. O mundo encantado de Nice. Agora, Espírito Santo, n. 19, p. 34-36, out. 1977.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento. 2017.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. “Violência de Gênero no Brasil Atual”, Estudos
Feministas, vol. 2, 2004.
SANTOS, Renata Aparecida Felinto dos. A construção da identidade
afrodescendente por meio das artes visuais contemporâneas: estudos de
produções e de poéticas. Doutorado em Artes Visuais IA/UNESP, São Paulo, 2016.
Disponível em:
<https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150902/santos_raf_dr_ia.pdf?se
quence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 24 jun. 2023.
SOUZA, Marcela Dantas de [et al]. Projeto de Conservação de Parte do Acervo de Pinturas Naïf - da Galeria Homero Massena. [panfleto de exposição]. Vitória: Secretaria da Cultura do Espírito Santo, 2023. 10 p.
TEIXEIRA, Bernadette Rubim. Galeria Homero Massena: interfaces entre políticas públicas estaduais e as artes visuais no Espírito Santo. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2010. Disponível em: <http://repositorio.ufes.br/handle/10/2078>. Acesso em: 24 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline da Conceição Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.