A Noção de Racismo Toroidal

Uma alegoria eletromagnética para a compreensão do fenômeno do racismo

Autores

  • Guilbert Kallyan Da Silva Araújo PPGFil - UFPE

Palavras-chave:

Racismo estrutural; Racismo sistêmico; Estruturação do estado; Colonialismo; Racismo toroidal

Resumo

A questão do Racismo como fenômeno central para compreensão da estruturação do estado brasileiro é um tema amplamente debatido por uma série de autores. Destacamos as contribuições de Silvio Almeida e Muniz Sodré, dadas as ideias de Racismo Estrutural e de formatação Sistêmica da realidade pelo Racismo. Por mais que ambos atestem a centralidade do colonialismo, ambos pecam quanto a dimensão do racismo para com o sujeito. Proponho através de uma alegoria da física elétrica, uma compreensão que não só descreva a forma como o racismo está entranhando no processo de formação e manutenção do estado, como também apreenda as implicações para o sujeito negro. Busco descrever uma noção sistematize o racismo como estrutura de edificação da realidade e do sujeito, mas não se apresente de forma totalizante, contrapondo os conceitos de Racismo Estrutural e Sistêmico com uma visão Toroidal do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019..

ARAÚJO, Guilbert Kallyan da. A carne mais barata e doce do mercado. Revista 4ª Parede, 2023. Disponível em < https://4parede.com/critica-sine-qua-non-a-carne-mais-barata-e-doce-do-mercado>. Acesso em: 05 de julho de 2023.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Cia das Letras, 2022.

BUCK-MORSS, Susan. Hegel e o Haiti. Tradução de Sebastião Nascimento. Novos Estudos, n. 90, 2011.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 05 jul. 2023.

FANON, F. Os condenados da terra (Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães, Trad.). Juiz de Fora, MG: UFJF, 2005.

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: 2008.

GARCÍA, Angel Franco. Campo magnético producido por un toroide. Curso interactivo de Física en Internet, 2016. Disponível em: http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica3/magnetico/toroide/toroide.html. Acesso em: 05 de julho de 2023

GLISSANT, Édouard. Poética da relação. Bazar do Tempo, 2021.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2020.JESUS, Alexandro Silva de. Curupira: ensaio sobre tradução e dívida colonial. Critica Contemporánea. Revista de Teoría Política, n. 6, pp. 78-103, 2016.

JESUS, Alexandro Silva de. Corupira: mau encontro, tradução e dívida colonial. Titivillus Editora, 2019.

JESUS, Alexandro Silva de. Notas sobre a atualidade da ferida colonial. Recife: Titivillus, 2022.

RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível. Revista Brasileira de Bioética, v. 10, n. 1-4, p. 106-109, 2014.SILVA, Denise Ferreira da. Homo modernus: para uma ideia global de raça. Rio de Janeiro: Cobogó, 2022.

SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Editora Vozes, 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

(1)
Da Silva Araújo, G. K. A Noção De Racismo Toroidal: Uma Alegoria eletromagnética Para a compreensão Do fenômeno Do Racismo. FDC 2024, 10, 21-35.