O cotidiano e as primeiras intervenções educativas na cidade do Guará (DF) pela ótica de duas professoras primárias (Meados da década de 1960 e 1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2023.v9.40975

Palavras-chave:

História da Educação, Guará, Distrito Federal

Resumo

Focando-se em uma das antigas cidades satélites do Distrito Federal – o Guará – o artigo tem por objetivo investigar o cotidiano e as primeiras intervenções educativas ali realizadas, entre meados das décadas de 1960 e 1970, pela ótica de duas professoras primárias – Marlene Henrique e Maria Luiza Marques Matos – tomando por fonte privilegiada a autobiografia escrita por elas intitulada Como ensinamos uma cidade a ler. A narrativa histórica está dividida em duas partes. Na primeira, se detém sobre o cotidiano do Guará nos seus primeiros anos de existência enquanto que na segunda abordam-se as primeiras intervenções educativas que ali tiveram lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Gustavo Ferrarini Venturelli, Universidade de Brasília

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação na linha de História e Historiografia da Educação. Professor de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teorias e Fundamentos e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Referências

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Infância e modernidade no século XIX: o olhar de Charles Baudelaire. Dimensões. Vitória, v. 30, p. 289-314, 2013.

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O jornal “Correio Braziliense” como fonte para a história das culturas escolares em Brasília (1960-1971). In: BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani.; ZIMMERMAN; Tânia Regina. (orgs.) Fontes históricas em perspectivas situadas: Limiares de pesquisas e ensinabilidades em educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022b, p. 37-54.

ANJOS, Juarez José Tuchinski; BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. A narrativa de Juscelino Kubitschek sobre a escolarização em Brasília: vestígios de uma historiografia da educação. in: ANJOS, Juarez José Tuchinski dos; TAVARES, Fabiany de Cássia (orgs.). Escrita da pesquisa em educação na região Centro-Oeste (vol. 4). Campo Grande: Editora Oeste, 2020, p. 57-75.

ANJOS, Juarez. José Tuchinski dos. O Inep e o planejamento do sistema público de ensino de Brasília nos anos 1950. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 103, n. 263, p. 87-94, jan./abr. 2022a.

CERTEAU, Michel. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CHAIN, Samira Bueno. Cidade nova, novas escolas? Anísio Teixeira, arquitetura e educação em Brasília. (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.

DARNTON, Robert. As notícias em Paris: uma pioneira sociedade da informação. In: Os dentes falsos de George Washington: um guia não convencional para o século XVIII. São Paulo: companhia das Letras, 2005, p. 40-90.

DARTNON, Robert. Introdução. In: DARNTON, Robert; ROCHE, Daniel (orgs.). Revolução Impressa: a imprensa na França 1775-1800. São Paulo: Edusp, 1996, p. 15-20.

DOAÇÃO. Diário Oficial do Distrito Federal. Brasília, 29 mai. 1968, p. 1.

FRANÇA, Guilherme Azevedo. Levantamento de fontes e acervos para uma história das duas primeiras escolas de São Sebastião/ DF (1959-1996) (Mestrado Profissional em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Universidade de Brasília. Brasília, 2020.

GOMES, Ângela Castro. Escrita de si, escrita da história: a título de prólogo. In: GOMES, Ângela Castro (org.) Escrita de si, escrita de História. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2004, p.7-25.

HENRIQUE, Marlene.; MATOS, Maria Luiza Marques. Como ensinamos uma cidade a ler. Brasília: Thesaurus, 1998.

MAIS ESCOLAS PARA BRASÍLIA. Diário Oficial do Distrito Federal. Brasília, 11 jun. 1969, p. 1.

MORAES, Cleide Fátima de. As competências legais da gestão do sistema de ensino nos primórdios de Brasília (1959-1960). (Monografia de Graduação em Pedagogia). Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília, 2019.

MUTIRÃO. Correio Braziliense. Brasília, 23 abr. 1968, p. 16.

MUTIRÃO. Correio Braziliense. Brasília, 24 fev. 1968, p. 8.

MUTIRÃO. Diário Oficial do Distrito Federal. Brasília, 23 abr. 1968, p. 2.

PEREIRA, Eva Waisros et al. (orgs.) Anísio Teixeira e seu legado à educação no Distrito Federal: história e memória. Brasília: Editora da UnB, 2018.

PEREIRA, Eva Waisros. et al. (orgs.) Nas Asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964). Brasília: Editora da UnB, 2011.

POSTO DE SAÚDE PARA O GUARÁ. Diário Oficial do Distrito Federal. Brasília, 1 abr. 1970, p. 1.

PRESIDENTE DO CHILE VISITA MUTIRÃO. Diário Oficial do Distrito Federal. Brasília, 10 set. 1968, p. 1.

SEMANA DA REVOLUÇÃO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS. Diário Oficial do Distrito Federal. Brasília, 31 mar. 1970, p. 1.

SEMANA DO MUTIRÃO. Diário Oficial do Distrito Federal. Brasília, 23 out. 1968, p. 3.

TEIXEIRA, Anísio. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 35, n. 81, p. 195-199, jan./mar. 1961.

VASCONCELOS, Adirson. As cidades satélites de Brasília. Brasília: Senado Federal, 1988.

VIDAL, Diana Gonçalves. Lá vem o bonde das normalistas... uma incursão pelo cotidiano escolar no Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1930. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, Anamaria Bueno; LOPES, Antônio Pádua (orgs.) As escolas normais no Brasil. Do Império à República. Campinas: Alínea, 2008, p. 233-244.

Downloads

Publicado

2023-07-22

Como Citar

(1)
Ferrarini Venturelli, L. G.; Tuchinski dos Anjos, J. J. O Cotidiano E As Primeiras intervenções Educativas Na Cidade Do Guará (DF) Pela ótica De Duas Professoras primárias (Meados Da década De 1960 E 1970). FDC 2023, 9, 127-146.