Impactos da racionalidade técnica na educação em tempos de negacionismo

um retrocesso da resolução CNE/CP n. 2/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2023.v9.40272

Palavras-chave:

Racionalidade Técnica, Formação Inicial Docente, Reformas Educacionais, Educação, Currículo

Resumo

Este estudo objetivou em problematizar questões relativas as reformas educacionais no ensino superior do país, destacando os impactos causados pela racionalidade técnica na educação em tempos de negacionismo perante a Resolução CNE/CP n. 2/2019 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores. Como percurso metodológico, buscou-se sob a análise documental comparativa e bibliográfica a fim de compreender os impactos causados pela racionalidade técnica descrevendo as principais diferenças das Resoluções CNE/CP n. 2/2015 e CNE/CP n. 2/2019 visando uma discussão crítica sobre os desgastes causados pelas decisões neoliberais. Como resultados, observa-se grandes impactos que a racionalidade técnica consegue provocar na formação inicial docente, desde um pensamento inicial sobre a instrumentalização dos conteúdos, perpassando pela padronização do currículo sob a perspectiva da racionalidade das competências, até chegar na mercantilização do ensino, compreendendo que o 'saber fazer' constituído pelas competências que a Resolução CNE/CP n.2/2019 configura, atinge diretamente a aprendizagem dos futuros professores nos cursos de licenciatura.

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Biografia do Autor

Ricael Spirandeli Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui Especialização em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); Especialização em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, Especialização em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Possui graduação em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). É Professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Integrante do grupo de pesquisa "Educa" da UFTM.

Bruna Renata de Brito Dantas, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestranda do programa do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR(2015) - Campus Porto Velho. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FATEC-RO(2016) e em Gestão Escolar pela UNOPAR(2018).  Atua profissionalmente como professora da Rede Pública Municipal de Porto Velho. Participa como Membro do MNEMOS-Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória, nas Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica e do Grupo Educa (UNIR) Foi bolsista de Iniciação à Docência no PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no subprojeto de Pedagogia/Campus José Ribeiro Filho/UNIR. Tem experiência na Educação, com ênfase na Educação Infantil.

José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestrado e Doutorado Acadêmico. Licenciado em Letras (Português e Inglês) e Especialista em Língua Portuguesa pela UEMG. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Unisul. Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Atua como professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM - . Também atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR - Mestrado e Doutorado Profissional. Coordenador do Departamento de Educação (04/2018 - 04/2021). Avaliador de várias revistas da área de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação (EDUCA). Membro da Comissão Disciplinar Discente da UFTM e Coordenador da Comissão Permanente de Formação de Professores da UFTM (Comfor). Atuou como Coordenador Adjunto para os Mestrados Profissionais da Área de Educação da Capes (2017 a 2018). Tem experiência na área de Educação, nas subáreas Educação e Comunicação e Formação e Trabalho Docente, relacionando os temas: Tecnologias aplicadas à educação; Educação a distância; Letramento, inclusão e cultura digital; Direito à educação; Avaliação e Currículo. Atuou como: coordenador de EAD do Centro Univeristário São Lucas; diretor de EAD do IFRO; editor/presidente da EDUFRO; coordenador de tutoria da Licenciatura em Pedagogia (UAB/UNIR); coordenador-adjunto do Prodocência/Capes/UNIR; coordenador-adjunto do PNAIC/MEC/UNIR; coordenador do Laboratório de Mídia-Educação/UNIR; Líder do Grupo de Pesquisa EDUCA/UNIR; Professor da Licenciatura em Pedagogia/UNIR; professor do Mestrado Acadêmico em Educação/UNIR; professor do Mestrado em História e Estudos Culturais/UNIR; professor e coordenador do Mestrado Profissional em Educação Escolar/UNIR; membro do Grupo de Apoio Pedagógico na formulação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF/MEC) e como consultor para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para execução de trabalhos de planejamento em informática na educação em 2004, na Venezuela. Membro da comissão de elaboração do projeto do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR.

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Publicado

2023-07-22

Como Citar

(1)
Spirandeli Rocha, R.; Renata de Brito Dantas, B.; Pedreira Bueno, J. L. Impactos Da Racionalidade técnica Na educação Em Tempos De Negacionismo: Um Retrocesso Da resolução CNE/CP N. 2/2019. FDC 2023, 9, 89-109.