A divulgação do conhecimento histórico entre e fora dos pares

entrevista com Prof. Dr. Bruno Leal

Autores

  • Dalila Varela Singulane Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Beatriz Siqueira Bittencourt
  • Carolina Saporetti

Palavras-chave:

Entrevista, Bruno Leal

Resumo

Um tema em voga hoje é o debate em torno da História Pública e seus desdobramentos. Neste caminho, e no contexto atual de nosso país, a divulgação científica torna-se cada vez mais significativa e necessária para o combate a desinformação sistemática e na construção de um entendimento mais apurado acerca dos processos vividos. Com uma extensa experiência na área, o entrevistado desta edição é o idealizador e coordenador do Café História, maior portal de divulgação científica de história no Brasil, se destacando como um dos grandes nomes da área.

O professor Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho é Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em História desta mesma universidade. Tendo sido também professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (2019-2022), e professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (2015-2017). É membro da Rede Brasileira de História Pública e da Associação das Humanidades Digitais. Possui estágio pós-doutoral em História Social pela UFRJ, Doutorado em História Social (UFRJ, 2015), Mestrado em Memória Social (UNIRIO, 2009), Especialização em História Contemporânea (PUCRS, 2010), Graduação em História (UERJ, 2008) e Comunicação Social (UFRJ, 2006). Tem dedicado sua pesquisa principalmente aos temas de História Pública e Divulgação Científica, desenvolvendo também, estudos sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Agradecemos ao professor pela entrevista. Esperamos que a leitura desta dispare o seu olhar para a necessidade da produção de um conhecimento que não esteja limitado pelos muros da academia, mas que seja experimentado em meio a sociedade que vivemos.

Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

(1)
Varela Singulane, D.; Siqueira Bittencourt, A. B. .; Saporetti, C. A divulgação Do Conhecimento histórico Entre E Fora Dos Pares: Entrevista Com Prof. Dr. Bruno Leal. FDC 2022, 8, 208-215.