Uma encomenda e inúmeros desdobramentos

O caso da pintura Rodeio de Pedro Weingärtner

  • Luciana da Costa de Oliveira Unisinos
Palavras-chave: Pedro Weingärtner, Pintura brasileira, Rodeio

Resumo

Pedro Weingärtner (1853-1929) foi um dos mais destacados artistas sul-rio-grandenses do início do século XX. Formado por importantes instituições de arte da Europa, o pintor dedicou suas tintas e pinceis a diversificadas temáticas, dentre as quais se destacam os espaços da imigração no Rio Grande do Sul e as atividades dos gaúchos. Assim, é debruçando-se sobre este último que se intenta problematizar as questões que estiveram no entorno da elaboração da pintura Rodeio, finalizada no ano de 1909 e realizada a partir de uma encomenda do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os fios que historiam não só a encomenda da pintura, mas, sobretudo, sua realização e posterior rejeição, quando tecidos conjuntamente, oportunizam a percepção de múltiplos desdobramentos que vão desde o conhecimento do panorama artístico de Porto Alegre no início do século XX até o estatuto da arte e suas funções em uma sociedade que ainda a percebia de maneira incipiente.

Referências

DAMASCENO, Athos. Artes plásticas no Rio Grande do Sul (1755-1900). Contribuição para o estudo do processo cultural sul-rio-grandense. Porto Alegre: Globo, 1971.

GASTAL, Susana. Arte no século XIX. In: GOMES, Paulo (Org.). Artes plásticas no Rio Grande do Sul. Uma panorâmica. Porto Alegre: Lathu Sensu, 2007, p.40.

GOMES, Carla Renata Antunes de Souza. De rio-grandense a gaúcho. O Triunfo do avesso. Um processo de representação regional na literatura do século XIX (1874-1877). Porto Alegre: Editoras Associadas, 2009.

GRANGEIA, Fabiana Guerra. A crítica de arte em Oscar Guanabarino: artes plásticas no século XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, nov. 2006. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/criticas/criticas_guanabarino. htm.

GUANABARINO, Oscar apud GOMES, Paulo. A carreira e a obra de Pedro Weingärtner. In: VEEK, Marisa (Prod.). Pedro Weingärtner: obra gráfica. Porto Alegre: [s.e.], 2008.

GUIDO, Ângelo. Pedro Weingärtner. Porto Alegre: Divisão de Cultura, 1956.

KERN, Maria Lúcia Bastos. A emergência da pintura modernista no Rio Grande do Sul. In: GOMES, Paulo (Org.). Artes plásticas no Rio Grande do Sul. Uma panorâmica. Porto Alegre: Lathu Sensu, 2007, p.53.

KRAWCZYK, Flávio. Arte incidental – as mostras de artes plásticas em Porto Alegre entre 1875 e 1903. Porto Alegre, Porto Alegre, v. 08, n. 14, p. 55-69, mai. 1997.

MOREIRA, Maria Eunice. Regionalismo e literatura no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EST, 1982.

NOTAS. A Federação, Porto Alegre, 15 jun., 1908.

NOTAS. Correio Paulistano, São Paulo, 27 set. 1908.

NOTAS. A Federação, Porto Alegre, 03 dez. 1908.

OLIVEIRA, Luciana da Costa de. O Rio Grande do Sul de Aldo Locatelli: arte, historiografia e memória nos murais do Palácio Piratini. Porto Alegre, 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

PARDO, Léo. Semanário, Correio do Povo, 13 jun. 1909, p.03.

PAULITSCH, Vivian. Impasses no exercício da feminilidade e da maternidade no tríptico La faiseuse d’anges do pintor Pedro Weingärtner. Campinas, 2009. Tese (Doutorado em História da Arte) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.

PEDRO Weingartner, Cidade do Rio, Rio de Janeiro, 28 ago. 1888.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru: EDUSC, 2007.

SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Livro de Registros. Obras Públicas. 1912, [s.p.].

TOSCANO, Arthur. Rodeio, quadro de Pedro Weingärtner. A Federação. Porto Alegre, 15 mai., 1909, p. 01.
Publicado
2020-12-15
Como Citar
(1)
da Costa de Oliveira, L. Uma Encomenda E Inúmeros Desdobramentos: O Caso Da Pintura Rodeio De Pedro Weingärtner. FDC 2020, 6, 270-293.