Arte urbana e reivindicação política

A Cinelândia como palco da memória acerca da personagem histórica Marielle Franco

Autores

  • Raphael Garcia Pinto Barros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Isadora de Mélo Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2021.v7.32320

Palavras-chave:

Memória, Cinelândia, Marielle Franco

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a perpetuação da representação cultural da personagem histórica Marielle Franco, mais especificamente, no período de junho de 2018, tendo como recorte geográfico a Cinelândia, localidade circunscrita no centro da cidade do Rio de Janeiro. Tal lugar mostra-se um terreno historicamente privilegiado por possibilitar a compreensão das disputas e resistências políticas que marcaram a histórica da cidade. Por tal motivo, as intervenções artísticas propagadas na Cinelândia possibilitam analisar certo discurso e disputa acerca da memória que é perpetuado na história recente desta localidade. Assim, no presente estudo, utiliza-se da História Política e Cultural como instrumentos teóricos e metodológicos de compreensão da construção de certa memória em torno da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Garcia Pinto Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É mestrando em História Política do Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em História - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Isadora de Mélo Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É mestranda do Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós graduanda em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Além disso, é Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

AGULHON, M.. Marianne au combat - L’imagerie et la symbolique républicaine de 1789 à 1880. Paris: Gallimard, 1979

BERNARDI, Andréia Menezes de; PEREIRA; Júnia Sales Pereira. Partilha da Cidade nos Territórios educativos: a escola entre sensibilidades e expansões. In: MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (Orgs) Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

CARMO, Cláudio Márcio do. Grupos minoritários, grupos vulneráveis e o problema da (in)tolerân¬cia: uma relação linguístico-discursiva e ideológica entre o desrespeito e a manifestação do ódio no contexto brasileiro. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 64, p. 201-223, ago. 2016.

CHAGAS, Mário. Memória e poder: dois movimentos. Cadernos de sociomuseologia.Nº 19, 1997.

CHARTIER, R., A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Lisboa: DIFEL, 1990.

DIÓGENES, Glória; CAMPOS, Ricardo; ECKERT, Cornélia. As cidades e as artes de rua: olhares, linhas, texturas, cores e formas (apresentação). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, jan/jun, 2016, p. 11-24.

FRANCO, Marielle. UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. 136f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Universidade Federal Fluminense, Niterói.

MONTEIRO, Carlos. Editorial. In: Guia Cultural do Rio de Janeiro. Ano 1. Nº 4. Câmara de Cultura: Cinelândia. Câmara de Cultura, 2004.

NORA, Pierre. Entre Memórias e História: A problemática dos Lugares. Tradução: Yara Aun Khury. São Paulo: Projeto História, 1993.

NORA, P., 1986-1992. Les lieux de mémoire. Paris:Gallimard, 7v.

POCOCK, J.G.A. “Introduction, the state of the art”, in: _____ Virtue, Commerce and History, Cambridge, 1985, p. 1-34.

RINK, Anita; MENEZES, Ione Vasques; METTRAU, Marsyl Bulkool. Estudo Fotográfico da Arte Urbana: da Aventura Proibida ao Engajamento Político. Psicol. cienc. prof. vol.38 no.2 Brasília Apr./June 2018.

SILVA, Hertha Tatiely. Desvios: [manuscrito]: Cartaz lambe-lambe, comunicação visual e arte nos espaços de trânsito/ Hertha Tatiely Silva. – 2015.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

(1)
Garcia Pinto Barros, R.; de Mélo Costa, I. Arte Urbana E reivindicação política: A Cinelândia Como Palco Da memória Acerca Da Personagem histórica Marielle Franco. FDC 2021, 7.