A (re)volução na ponta dos pés

realismo soviético e as abordagens no balé russo

  • Indaiá Demarchi Klein Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Balé, Realismo Soviético, O Lago dos Cisnes

Resumo

Para entender a arte durante a União Soviética, é preciso compreender a dimensão que esta possuía, usada como ferramenta ideológica tinha como finalidade a educação proletária. Adequando-se ao realismo soviético que impunha uma série de limitações e adições. O artigo vai buscar compreender a presença da obra O Lago dos Cisnes (1877), de Piotr Ilitch Tchaikovski originaria do período czarista, durante o regime soviético até o seu uso em turnês internacionais, como propaganda ideológica.

Referências

DOBRENKO, Evgeny. A cultura soviética entre a revolução e o stalinismo, traduzido para o português por Priscila Marques. Estudos Avançados nº 31 de 2017 (páginas 25-39).
EZRAHI, Christina. Swans of the Kremlin: Ballet and Power in Soviet Russia. University of Pittsburgh. Pittsburgh. 2012.
KIM, Angela. Making of Nationalistic Dance: Agrippina Vaganova and Choi Seung-Hee. Tese submetida para obtenção do grau de Master of Arts in Theatre, na Universidade de Binghamton, New York. 2018.
McDANIEL, Cadra. American-Soviet Cultural Diplomacy: The Bolshoi Ballet's american premiere. Lexington Books, Maryland. 2015
MEDVEDEV, Zhores A; MEDVEDEV, Roy A. Um Stalin Desconhecido. Editora: Record. Rio de Janeiro. 2006.
MORRISON, Simon. Bolshoi Confidencial: Os segredos do bale russo desde o regime Tsarista até os dias atuais. Editora: Record. Rio de Janeiro 2017.
Publicado
2020-12-15
Como Citar
(1)
Demarchi Klein, I. A (re)volução Na Ponta Dos pés: Realismo soviético E As Abordagens No Balé Russo. FDC 2020, 6, 188-202.