Ensino de História das Religiões no combate à intolerância religiosa:

educação histórica e multiculturalismo na formação da cidadania

Autores

  • Marcelo Noriega Pires Mestrando em Ensino de História – ProfHistória- pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Licenciado e Bacharel em História pela UFSM. https://orcid.org/0000-0002-8002-4218

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2019.v5.27223

Palavras-chave:

História das religiões, História, Ensino

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fomentar o debate sobre o ensino de história das religiões tendo em vista a sua importância pedagógica. Como ponto de partida, o artigo problematiza questões relacionadas com o tema, como: a modernidade e a propagação da verdade absoluta, que acaba por apresentar um único caminho para a humanidade. Desta forma, autores como Jörn Rüsen, Paulo Freire e adeptos do multiculturalismo foram de grande valia para refletir sobre a situação do professor de história que ministre ensino religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

(1)
Noriega Pires, M. Ensino De História Das Religiões No Combate à intolerância religiosa:: Educação histórica E Multiculturalismo Na formação Da Cidadania. FDC 2019, 5, 162-184.