Justus Nelson e os conflitos em torno do casamento civil, envolvendo católicos, metodistas e republicanos, 1890 – 1893

  • João Gabriel Moraes de Souza Bacharel e licenciado em História pela UFPA, possui especialização em Teologia pelo PECC e Mestrado em Ciências da Religião, pela UEPA; graduando do curso de Filosofia da UFPA. Professor do PECC Programa de Educação Cristã Continuada. https://orcid.org/0000-0001-8200-7895
Palavras-chave: Laicização, Conflitos, Justus Nelson

Resumo

Na época da laicização do Estado, muitos conflitos aconteceram no período inicial da república brasileira. Nesse artigo iremos ver as tensões que o missionário metodista Justus Nelson, se envolveu em Belém do Pará, contra todos os que cruzaram o seu caminho, como a Igreja Católica, os Republicanos e até mesmo outros protestantes como ele, mostrando assim sua habilidade no campo político-religioso. As polêmicas que o famigerado líder metodista esteve envolto, foram as mais variadas possíveis, pois o pastor acabou por debater sobre o casamento civil, as leis do país, assuntos teológicos e inclusive o Círio de Nazaré, razão pela qual ficou alguns meses na prisão.
Publicado
2019-07-04
Como Citar
(1)
Gabriel Moraes de Souza, J. Justus Nelson E Os Conflitos Em Torno Do Casamento Civil, Envolvendo católicos, Metodistas E Republicanos, 1890 – 1893. FDC 2019, 5, 50 - 68.