A Busca Pela Justiça: a Associação dos Anistiados Políticos e Militares da Aeronáutica (GEUAR) e a luta pela anistia política.

  • Esther Itaborahy Costa Mestre em História (2014) pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Palavras-chave: Regime Militar, Anistia, GEUAr

Resumo

Aprovada há mais de três décadas, a Lei de Anistia é tida como um marco no processo de transição democrática brasileira Assinada, mesmo que no contexto autoritário, foi vista como uma vitória -ainda que parcial -pela sociedade que bradava pelo fim do regime militar. Há que se pensar nas lutas inicias travadas já em 1964 até chegarmos às lutas propriamente ditas pela anistia a partir da criação do Movimento Feminino pela Anistia em 1975 e a criação dos Comitês Brasileiros pela Anistia em 1978 –durante o Regime –e às ações propostas pelo GEUAr a partir de 1994. Tendo como base empírica entrevistas com os membros do GEUAr, buscamos compreender o processo de construção de suas memórias a respeito dos eventos ocorridos no processo de desligamento da Aeronáutica e de suas lutas pela Anistia Política.
Publicado
2019-05-30
Como Citar
(1)
Itaborahy Costa, E. A Busca Pela Justiça: A Associação Dos Anistiados Políticos E Militares Da Aeronáutica (GEUAR) E a Luta Pela Anistia política. FDC 2019, 1, 80-99.