Dossiê Indígenas: história, cultura e resistência

2022-04-29

Ao olharmos para a realidade latino-americana do tempo presente podemos perceber algumas urgências que emanam de processos de violência que se edificaram através da relação entre poder e colonialidade, que ecoaram durante os últimas décadas e no tempo presente se intensificaram. Analisar questões que tocam diretamente ou indiretamente em assuntos relacionados aos povos originários nos espaços da academia requer uma série de considerações, principalmente porque a escrita como conhecemos através da cultura ocidental foi utilizada para construção de um imaginário que contribuiu significativamente para a desumanização, marginalização e violência contra esses povos durante a construção do Estado nação no Brasil. A historiografia a partir da década de 1970, especificamente através da Nova História Indígena, contribui significativamente para que outro olhar na produção da história em relação aos povos originários fosse possível.

Assim, entendendo a complexidade das trajetórias indígenas no Brasil e em toda a América Latina, o presente dossiê busca corroborar com as novas perspectivas historiográficas acerca das populações originárias, tanto presentes quanto do passado. No momento em que se discute no Brasil legislações como o Marco Temporal, busca-se com esta chamada de trabalhos colaborar com o rompimento do silenciamento e exclusão impostas a esses personagens históricos. Assim, interessa não só narrativas ligadas a vida em aldeias, como também no espaço urbano. Afinal, é urgente questionar estereótipos e reconhecer os/as indígenas como parte ativa de nossa sociedade, vislumbrando sua ação acadêmica, militante e política.

São sugestões de abordagens:

  • Indígenas e o espaço urbano;
  • O impacto da pandemia nas comunidades originárias;
  • O Marco temporal seus desdobramentos;
  • A atividade arqueológica e a história indígena;
  • Culturas originárias;
  • Produção artística (cinema, artes plásticas, artesanato, etc.);
  • Resistência e opressão;
  • O/a indígena nos museus;
  • Métodos e abordagens historiográficas;
  • Povos indígenas no período da Ditadura Militar e na Justiça de Transição;
  • Decolonialidade e estudos sobre história indígena.