Senso do maravilhoso:

o sublime e o grotesco na análise de filmes de ficção científica

Autores/as

  • Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
  • Fabiane Estevão Barros Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46821

Palabras clave:

ficção científica, senso do maravilhoso, sublime, grotesco

Resumen

Este artigo explora o senso do maravilhoso na ficção científica e suas manifestações estéticas através do sublime e do grotesco. Fundamentado nas categorias propostas por Kant, Csicsery-Ronay Jr. e Cornel Robu, o estudo aborda como o sublime provoca um deslumbramento que transcende a percepção comum, enquanto o grotesco perturba a racionalidade ao mesclar elementos contraditórios. Identificando as implicações estéticas e filosóficas de tais categorias em filmes de ficção científica, buscamos discutir como o senso do maravilhoso enriquece o processo de análise fílmica, promovendo reflexões sobre a condição humana, a ciência e a tecnologia. Partindo de tais elementos, propomos a análise fílmica, fundamentada nos pressupostos de Vanoye e Goliot-Lété dos filmes Homem de Ferro 2 e Blade Runner 2049. No primeiro caso é evidenciado o tecnosublime na figura do inventor como herói que sobrepõe as forças da natureza e no segundo o grotesco ao combinar temas contraditórios como vida e morte, suscitando questões éticas sobre a produção de alimentos e sustentabilidade. O artigo evidencia como a análise fílmica da ficção científica ao se apropriar do senso do maravilhoso fomenta reflexões sobre a ciência, a tecnologia e a condição humana, reafirmando o gênero como espaço privilegiado para reflexões filosóficas e estéticas.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2010) e especializado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Ensino de Química pelo IQ/UFRJ (2016), com dissertação defendida a respeito da utilização da linguagem cinematográfica como recurso no ensino de Química. Doutor em Ensino de Ciências e Saúde no Instituto NUTES/UFRJ (2024) com pesquisa sobre filmes de ficção científica no Ensino de Química. Sua principal área de interesse é o uso de recursos audiovisuais no Ensino de Ciências, sobretudo o cinema de ficção científica. Atua como professor de Química da rede estadual do Rio de Janeiro, na modalidade regular do Ensino Médio. Além disto, realiza tutoria a distância no curso de Licenciatura em Química do CEDERJ.

Fabiane Estevão Barros, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Residência em Clínica Médica e Cirúrgica pela UNIRIO. Pós- graduada em terapia Intensiva pela UERJ. Atualmente atuo como professora EBTT, do curso Técnico em Enfermagem, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ). Experiência na área de Enfermagem: Cirúrgica, Unidade de Cuidados Intensivos, Oncologia Hematológica.

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Associado IV do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (UFF). Atualmente é Vice-Diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e Coordenador do Laboratório de Vídeo Educativo (Nutes-UFRJ). Foi Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (Geraes), e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação Cultura (GPTEC-IFRJ) e do Grupo de Estudos em Educação, Mediações e Tecnologias (GEEMT-UFRJ). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ (2011-2016). Foi professor auxiliar do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (2001-2006). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, cinema e vídeo educativos, recepção audiovisual, arquivos audiovisuais, educação em ciências e saúde.

Publicado

2025-06-22

Cómo citar

Mello, R. V. M. de, Barros, F. E., & Rezende Filho, L. A. C. de . (2025). Senso do maravilhoso:: o sublime e o grotesco na análise de filmes de ficção científica. Revista Ética E Filosofia Política, 1(28), 110–131. https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46821