SENSE OF WONDER: THE SUBLIME AND THE GROTESQUE IN THE ANALYSIS OF SCIENCE FICTION FILMS

o sublime e o grotesco na análise de filmes de ficção científica

Authors

  • Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
  • Fabiane Estevão Barros Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46821

Keywords:

science fiction, sense of wonder, sublime, grotesque

Abstract

Este artigo explora o senso do maravilhoso na ficção científica e suas manifestações estéticas através do sublime e do grotesco. Fundamentado nas categorias propostas por Kant, Csicsery-Ronay Jr. e Cornel Robu, o estudo aborda como o sublime provoca um deslumbramento que transcende a percepção comum, enquanto o grotesco perturba a racionalidade ao mesclar elementos contraditórios. Identificando as implicações estéticas e filosóficas de tais categorias em filmes de ficção científica, buscamos discutir como o senso do maravilhoso enriquece o processo de análise fílmica, promovendo reflexões sobre a condição humana, a ciência e a tecnologia. Partindo de tais elementos, propomos a análise fílmica, fundamentada nos pressupostos de Vanoye e Goliot-Lété dos filmes Homem de Ferro 2 e Blade Runner 2049. No primeiro caso é evidenciado o tecnosublime na figura do inventor como herói que sobrepõe as forças da natureza e no segundo o grotesco ao combinar temas contraditórios como vida e morte, suscitando questões éticas sobre a produção de alimentos e sustentabilidade. O artigo evidencia como a análise fílmica da ficção científica ao se apropriar do senso do maravilhoso fomenta reflexões sobre a ciência, a tecnologia e a condição humana, reafirmando o gênero como espaço privilegiado para reflexões filosóficas e estéticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2010) e especializado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Ensino de Química pelo IQ/UFRJ (2016), com dissertação defendida a respeito da utilização da linguagem cinematográfica como recurso no ensino de Química. Doutor em Ensino de Ciências e Saúde no Instituto NUTES/UFRJ (2024) com pesquisa sobre filmes de ficção científica no Ensino de Química. Sua principal área de interesse é o uso de recursos audiovisuais no Ensino de Ciências, sobretudo o cinema de ficção científica. Atua como professor de Química da rede estadual do Rio de Janeiro, na modalidade regular do Ensino Médio. Além disto, realiza tutoria a distância no curso de Licenciatura em Química do CEDERJ.

Fabiane Estevão Barros, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Residência em Clínica Médica e Cirúrgica pela UNIRIO. Pós- graduada em terapia Intensiva pela UERJ. Atualmente atuo como professora EBTT, do curso Técnico em Enfermagem, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ). Experiência na área de Enfermagem: Cirúrgica, Unidade de Cuidados Intensivos, Oncologia Hematológica.

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Associado IV do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (UFF). Atualmente é Vice-Diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e Coordenador do Laboratório de Vídeo Educativo (Nutes-UFRJ). Foi Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (Geraes), e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação Cultura (GPTEC-IFRJ) e do Grupo de Estudos em Educação, Mediações e Tecnologias (GEEMT-UFRJ). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ (2011-2016). Foi professor auxiliar do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (2001-2006). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, cinema e vídeo educativos, recepção audiovisual, arquivos audiovisuais, educação em ciências e saúde.

Published

2025-06-22

How to Cite

Mello, R. V. M. de, Barros, F. E., & Rezende Filho, L. A. C. de . (2025). SENSE OF WONDER: THE SUBLIME AND THE GROTESQUE IN THE ANALYSIS OF SCIENCE FICTION FILMS: o sublime e o grotesco na análise de filmes de ficção científica. Revista Ética E Filosofia Política, 1(28), 110–131. https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46821