Arquivos - Página 2

  • Direito e Arte
    v. 2 n. 14 (2011)

    Este volume de Ética e Filosofia Política pretende pensar o direito a partir da arte e a arte a partir do direito, buscando, por meio de artigos instigantes e audaciosos, não somente uma relação, mas uma verdadeira conexão entre essas duas formas de cultura.
  • Conectando a Pragmática
    v. 1 n. 14 (2011)

    Esta edição filosófica de Ética e Filosofia Política é toda dedicada a uma pragmática aplicada (como se ela não o fosse sempre) presente, de modo indireto e latente, nos artigos aqui publicados, perfazendo momentos vértices da filosofia medieval e contemporânea, incluindo a filosofia da educação.
  • Diálogo entre Direito Internacional e Relações Internacionais na Atualidade
    v. 2 n. 13 (2011)

    Esta edição tem como temática central o diálogo entre Direito Internacional e Relações Internacionais, evidenciando os desafios comuns aos dois campos normativos e teóricos, notadamente, a partir da Segunda Guerra Mundial.
  • Direito e Hermenêutica
    v. 1 n. 13 (2011)

    A inteligibilidade da linguagem e da realidade são princípios compatíveis, desde a Idade Média, e desaguam, hoje, no agir comunicativo, ou no princípio dialógico da intercomunicação viva e vivenciada, que encontra no Direito, a sua extensão social.
  • Sociologia e Direito
    v. 2 n. 12 (2010)

    Esta nova edição de Ética e Filosofia Política quer ser um espaço interdisciplinar onde ninguém possui a última palavra, ninguém fala sem ser escutado, onde a informação como expressão, como mensagem do evento em nosso mundo é comunicada em teia, da qual nosso leitor faz parte; e como a integra!
  • Pensar é Preciso
    v. 1 n. 12 (2010)

    Nesta edição filosófica quer-se afirmar: pensar, mais do que plausível, é preciso. O mundo das ideias, desde Platão, se nos impõe e se articula, na modernidade, com a filosofia transcendental de Kant, a partir da qual, enfrenta, crítica e exaustivamente, as investidas históricas de sua desconstrução. Em nossa era, a da linguística e do analitismo filosófico, o “a priori”, do pensamento tem sido colocado em xeque; propugna-se o advento do fim da metafísica. Diante do dogmatismo do falar sobre o pensar um novo criticismo em prol de uma nova síntese, não se faria necessário?
  • 2ª Edição Jurídica
    v. 2 n. 11 (2009)

    Nesta segunda edição jurídica de Ética e Filosofia Política, nosso editorial quer discutir a relevância da pesquisa para as ciências jurídicas, não só por existir uma conexão intrínseca entre a pesquisa e a operação do Direito, mas pela necessidade, esta também intrínseca, de se implementar um procedimento com fundamento e com nível.
  • 1ª Edição Jurídica
    v. 1 n. 11 (2008)

    Esta primeira edição está dedicada à Teoria do Direito, ao Direito Constitucional, ao Direito Internacional e finaliza com duas crônicas.
  • Edição Especial Heidegger
    v. 2 n. 10 (2007)

    O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, na sua área de concentração em Filosofia da Religião, através do Grupo de Pesquisa em Heidegger, coordenado pelo nosso querido Professor Dr. Paulo Afonso Araújo, vem-nos brindar com a publiacação de seis artigos sobre um dos maiores pensadores do século XX, para comemorar os oitenta anos de “O Ser e o Tempo”.

  • Edição Especial Genocídio Armênio
    v. 1 n. 10 (2007)

    Como o passado bem o atesta, nenhuma sociedade, qualquer que seja seu sistema de valores, pode vangloriar-se de ser intrinsecamente dotada da virtude da tolerância e. inversamente. nenhuma sociedade não pode tão pouco ser acusada de intolerância permanente.
  • Edição Especial Hannah Arendt
    v. 1 n. 9 (2006)

    No final de 2005, completaram trinta anos da morte de Hannah Arendt e em outubro de 2006 comemora-se o centenário de seu nascimento.
26-36 de 36