Supervisão clínica em enfermagem na inteligência emocional dos enfermeiros: revisão de escopo da literatura
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2025.v11.49519Palavras-chave:
Preceptoria, Inteligência Emocional, EnfermagemResumo
Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre a relação entre a supervisão clínica e a inteligência emocional dos enfermeiros, identificando abordagens, instrumentos e resultados descritos. Metodologia: Revisão de escopo segundo a metodologia do JBI Collaboration e registada na Open Science Framework (DOI 10.17605/OSF.IO/8NFSD). A pesquisa foi realizada nas bases PubMed, CINAHL® Complete e Scielo, sem restrição temporal, incluindo estudos em português, inglês e espanhol, que respondessem à questão: “Quais são as evidências disponíveis sobre a relação entre a supervisão clínica em enfermagem e a inteligência emocional dos enfermeiros na prática clínica?”. Dois revisores independentes realizaram a seleção, recorrendo-se a um terceiro revisor em caso de discordância. A gestão e eliminação de duplicados realizou-se no Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI®). Utilizando formulário para extração e síntese dos dados. Resultados: Foram identificados 140 estudos, dos quais sete cumpriram os critérios de elegibilidade. A literatura descreve que modelos estruturados de supervisão clínica favorecem competências como autorreflexão, empatia, comunicação e coesão de equipa. Conclusão: A evidência disponível sugere uma relação positiva entre supervisão clínica e inteligência emocional, recomendando-se o aprofundamento desta temática em diferentes contextos organizacionais.
ABSTRACT
Objective: To map the scientific evidence on the relationship between clinical supervision and nurses' emotional intelligence, identifying approaches, instruments, and described outcomes. Methodology: Scope review according to the JBI Collaboration methodology and registered in the Open Science Framework (DOI 10.17605/OSF.IO/8NFSD). The search was conducted in the PubMed, CINAHL® Complete and Scielo databases, without time restrictions, including studies in Portuguese, English and Spanish that answered the question: ‘What evidence is available on the relationship between clinical supervision in nursing and the emotional intelligence of nurses in clinical practice?’ Two independent reviewers performed the selection, resorting to a third reviewer in case of disagreement. The management and elimination of duplicates was carried out at the Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI®) using a form for data extraction and synthesis. Results: 140 studies were identified, of which seven met the eligibility criteria. The literature describes that structured models of clinical supervision favour skills such as self-reflection, empathy, communication, and team cohesion. Conclusion: The available evidence suggests a positive relationship between clinical supervision and emotional intelligence, recommending further study of this topic in different organizational contexts.
Downloads
Referências
Ordem dos Enfermeiros. (2018). Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica. Regulamento n.o 366/2018, 2a Série, N. 113, 14 de Junho de 2018, 0, 40918–40920 [Internet]. Disponível em: https://www.ordemenfermeiros.pt/media/7936/1665616663.pdf
Goleman, D. Inteligência Emocional (17a). Temas e Debates. 2019. Círculo de Leitores.
Nagel Y, Towell A, Nel E, Foxall F, Africa S, Cowan E. The emotional intelligence of registered nurses commencing critical care nursing. Curationis. [Internet] 2016 [citado 2025 mai 8]; 39(1); 1–7. Disponível em: https://doi.org/10.4102/curationis.v39i1.1606
Oliveira KS. Inteligência emocional dos enfermeiros: contributos da supervisão clínica. [tese de mestrado na internet] Escola Superior de Enfermagem do Porto. [Internet] 2019 [citado 2025 mai 8]; 129 p. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/28831/1/Tese_KARINE_março FORMATADA FINAL .pdf
Lewis SL. Emotional Intelligence in Neonatal Intensive Care Unit Nurses: Decreasing Moral Distress in End-of-Life Care and Laying a Foundation for Improved Outcomes: An Integrative Review. Journal of Hospice and Palliative Nursing. [Internet] 2019 [citado 2025 mai 8]; 21(4), 250–256. Disponível em: https://doi.org/10.1097/NJH.0000000000000561
Benzo RP, Kirsch JL, Dulohery MM, Abascal-Bolado B. Emotional intelligence: A novel outcome associated with wellbeing and self-management in chronic obstructive pulmonary disease. Annals of the American Thoracic Society. [Internet] 2016 [citado 2025 mai 8]; 13(1), 10–16. Disponível em: https://doi.org/10.1513/AnnalsATS.201508-490OC
Filipe LAM. Inteligência Emocional Percebida do Enfermeiro e a Pessoa em fim de vida no Serviço de Urgência. [tese de mestrado na internet] Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. [Internet] 2017 [citado 2025 mai 8]; Disponível em: https://web.esenfc.pt/pav02/include/download.php?id_ficheiro=47620&codigo=719
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): Checklist and explanation. Annals of Internal Medicine. [Internet] 2018; 169(7), 467–473. Disponível em: https://doi.org/10.7326/M18-0850
Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews. 2016;5(1):210. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
Sharif F, Rezaie S, Keshavarzi S, Mansoori P, Ghadakpoor S. Ensinando inteligência emocional para enfermeiros de unidades de terapia intensiva e sua saúde geral: um ensaio clínico randomizado. Int J Occup Environ Med. [Internet] 2013 [citado 2025 mai 8]; 4(3):141-148. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23860544/
Cruz S, Carvalho AL, Sousa P. Clinical supervision and emotional intelligence capabilities: e Excellence in clinical practice. Procedia - Social and Behavioral Sciences. [Internet] 2015 [citado 2025 mai 8]; 153 – 157. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.101
Jeong HW, Ju D, Choi ML, Kim S. Development and Evaluation of a Preceptor Education Program Based on the One-Minute Preceptor Model: Participatory Action Research. Int J Environ Res Public Health. [Internet] 2021 [citado 2025 mai 8]; 18(21):11376. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph182111376
Rocha I, Pinto C, Carvalho L. Impact of clinical supervision on job satisfaction and emotional competence of nurses. Rev Bras Enferm. [Internet] 2021 [citado 2025 mai 8]; 74(6):e20210125. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0125
Teixeira A, Augusto M, Barroso C, Carvalho A. Competências Emocionais nos Enfermeiros de Saúde Mental: Contributos da implementação de um modelo de supervisão clínica. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. [Internet] 2022 [citado 2025 mai 8]; 28, 71–86. Disponível em: https://doi.org/10.19131/rpesm.347
Kim HS, Jeong HW, Ju D, Lee JA, Ahn SH. Development and Preliminary Evaluation of the Effects of a Preceptor Reflective Practice Program: A Mixed-Method Research. International Journal of Environmental Research and Public Health. [Internet] 2022 [citado 2025 mai 8]; 19(21). Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph192113755
Augusto MCB, Oliveira KS, Carvalho ALRF, Pinto CMCB, Teixeira AIC, Teixeira LOLSM. Impact of a model of clinical supervision over the emotional intelligence capacities of nurses. Rev Rene. [Internet] 2021 [citado 2025 mai 8]; 22, e60279. Disponível em: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212260279
Carvalho AL, Barroso C. Modelo SafeCare: Modelo de Supervisão Clínica em Enfermagem Contextualizado. In Implementação de um Modelo de Supervisão Clínica em Enfermagem - Manual Prático. Escola Superior de Enfermagem do Porto. [Internet] 2007 [citado 2025 mai 8];. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/31971/4/978-989-98443-9-1-ebookversion.pdf
Soriano-Vázquez I, Cajachagua Castro M, Morales-García WC. Emotional intelligence as a predictor of job satisfaction: the mediating role of conflict management in nurses. Front Public Health. [Internet] 2023 [citado 2025 mai 8]; 11. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1249020
Abdalhafith O, Rababa M, Hayajneh AA, Alharbi TAF, Alhumaidi B, Alharbi MN. Critical care nurses' knowledge, confidence, and clinical reasoning in sepsis management: a systematic review. BMC Nurs. [Internet] 2025 [citado 2025 mai 8]; 24(1):424. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12912-025-02986-1
Zonneveld D, Conroy T, Lines L. Clinical Supervision Models and Frameworks Used in Nursing: A Scoping Review. J Adv Nurs. [Internet] 2025 [citado 2025 mai 8]; 81(7):3583-3599. Disponível em https://doi.org/10.1111/jan.16678
McDonough J, Rhodes K, Procter N. The Impact of Clinical Supervision on the Mental Health Nursing Workforce: A Scoping Review. International Journal of Mental Health Nursing. [Internet] 2025 [citado 2025 mai 8]; 34:e13463. Disponível em https://doi.org/10.1111/inm.13463
Barandas V. Implementação De Um Modelo De Supervisão Clínica Em Enfermagem: Perspetiva Dos Enfermeiros Supervisados. Dissertação de Mestrado - Escola Superior de Enfermagem Do Porto. [Internet] 2021 [citado 2025 mai 8]; 122. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/39553
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana de Jesus Machado Fonseca, Ana Raquel de Almeida Lopes, Ana Sofia Pires Nora, Cristiana Loureiro Marques, Virgínia Maria Almeida Alves, Mafalda Sofia Gomes Oliveira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
