Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Enfermagem da UFJF é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado em fluxo contínuo, com versões em português e inglês. Sua missão é promover a produção, disseminação e aplicação do conhecimento científico em Enfermagem, contemplando também áreas correlatas, como saúde coletiva, gestão em saúde, educação em saúde, tecnologias aplicadas ao cuidado e outras disciplinas que dialogam com os cuidados em saúde. O periódico acolhe produções acadêmicas e profissionais de caráter inovador e relevante, que abordem pesquisas originais, revisões críticas, estudos teóricos, relatos de experiência, protocolos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a melhoria das práticas assistenciais, educacionais e para a administração da enfermagem. A Revista de Enfermagem da UFJF prioriza temas emergentes e enfatiza o compromisso com a ética e a prática de pesquisa rigorosa, fornecendo um espaço para o debate e desenvolvimento de políticas de saúde de impacto. 

Política de Acesso Livre

Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor.

Não há cobrança de taxas de submissão e publicação. Todos os manuscritos são avaliados por pares (duplo cego) e ad hoc, submetendo-se aos mesmos procedimentos e rigor de avaliação.

Declaração de Direito Autoral

A submissão de artigos para a Revista de Enfermagem da UFJF implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.

A licença CC-BY permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original.

Para mais informações, consultar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Instruções aos autores

Os manuscritos devem ser destinados exclusivamente à Revista de Enfermagem da UFJF, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, quer parcialmente ou como texto completo, tendo por exceção resumos ou relatórios de pesquisa publicados em anais de eventos científicos e produções acadêmicas como dissertações e teses.

No processo de submissão dos manuscritos à Revista de Enfermagem da UFJF, fica claro que esses deverão atender às instruções aos autores, bem como as diretrizes e guias internacionais para apresentação de resultados de pesquisa clínica para cada tipo de estudo, conforme recomendações da Rede Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research (EQUATOR) http://www.equator-network.org/ e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Os requisitos necessários ao encaminhamento de manuscritos para publicação neste periódico estão fundamentados nos “Requisitos uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos”, denominado estilo “Vancouver”, do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas e em outros documentos normalizadores de publicações.  

A Revista de Enfermagem da UFJF anui com o Code of Conduct of Best Practices Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) ou http://goo.gl/aWy7WX, bem como as orientações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), http://www.icmje.org e Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa https://wcrif.org/guidance/singapore-statement. Igualmente apoia a política de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Boas Práticas Clínicas e a Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013), além do atendimento às legislações de pesquisas realizadas em âmbito nacional.

Para os artigos de pesquisas clínicas, recomenda-se informar o número de identificação Universal Trial Number (UTIN) em um dos registros de Ensaios Clínicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo ICMJE.

Todos os autores deverão informar o ORCID no momento da submissão, disponível em: ORCID

Recomendamos a utilização das diretrizes e guias internacionais para apresentação de resultados de pesquisas, de acordo com a OPAS) e EQUATOR:

  • Ensaio clínico randomizado controlado – CONSORT
  • Estudos observacionais – STROBE
  • Revisões sistemáticas e meta-análises – PRISMA ou MOOSE
  • Protocolos de estudo – SPIRIT ou PRISMA-P
  • Relatos de caso – CARE
  • Diretrizes / protocolos de prática clínica – CONCORDAR ou CERTO
  • Estudos qualitativos – COREQ (lista de verificação) ou SRQR
  • Estudos pré-clínicos em animais – ARRIVE
  • Estudos de melhoria de qualidade – SQUIRE

 

Declaração sobre ética e más práticas

A Revista de Enfermagem da UFJF segue as diretrizes de melhores práticas sobre ética e negligência do Committee on Publication Ethics e do Directory of Open Access Journals (DOAJ), conforme declarado nas páginas do DOAJ em Transparência e Melhores Práticas, sendo que a ética na publicação e a declaração de negligência são baseadas, principalmente, no Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comitê de Ética em Publicações (COPE) (http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf).

De acordo com com o COPE, são deveres e responsabilidades:

  • Dos Editores:

Decisões de publicação
O editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista serão publicados. O editor avaliará os manuscritos sem considerar a raça dos autores, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política. A decisão será baseada na importância, originalidade e clareza do artigo, bem como a validade do estudo e sua relevância para o escopo da revista. Os requisitos legais atuais sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio também são considerados.
Confidencialidade
O editor e qualquer membro da equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito enviado a ninguém que não seja o autor correspondente, ou conforme apropriado, aos revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor.
Divulgação e conflitos de interesse
Os materiais não publicados divulgados em um artigo submetido não serão utilizados pelo editor ou pelos membros do conselho editorial para seus próprios fins de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito do autor.
Reconhecimento de fontes
Os editores devem usar o software apropriado para identificar os casos em que o trabalho publicado relevante referido no artigo não foi citado na seção de referência. Os resultados da análise do software devem apontar se as observações ou argumentos derivados de outras publicações são acompanhados pela respectiva fonte. Os Editores notificarão o autor de qualquer similaridade ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual tenham conhecimento.

  • Dos Revisores:

Contribuição para decisões editoriais
O processo de revisão por pares auxilia o editor e o conselho editorial na tomada de decisões editoriais e também serve ao autor na melhoria do manuscrito.
Prontidão
Qualquer avaliador selecionado que se sinta desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou que saiba que sua revisão imediata será impossível deve notificar o editor e se retirar do processo de revisão.
Confidencialidade
Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser divulgados ou discutidos com outras pessoas, exceto conforme autorizado pelo editor.
Padrões de objetividade
As revisões devem ser conduzidas objetivamente. Críticas pessoais ao autor são inadequadas. Os revisores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
Reconhecimento de fontes
Os revisores devem identificar os casos em que um trabalho publicado relevante referido no artigo não foi citado na seção de referências. Eles devem indicar se as observações ou argumentos derivados de outras publicações são acompanhados pela respectiva fonte. Os revisores notificarão o editor de qualquer similaridade ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado sobre o qual tenham conhecimento pessoal.
Divulgação e conflito de interesses
Informações ou idéias privilegiadas obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com outros autores, empresas ou instituições associadas aos trabalhos.

  • Dos Autores:

Padrões de manuscritos
Os autores dos manuscritos originais de pesquisa devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no artigo. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.

Acesso e retenção de dados
Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seus estudos juntamente com o artigo para revisão editorial e devem estar preparados para disponibilizar publicamente os dados, se possível. De qualquer forma, os autores devem garantir a acessibilidade desses dados a outros profissionais competentes por pelo menos dez anos após a publicação (de preferência por meio de um repositório de dados institucional ou por ou outro datacenter), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e direitos legais relativos a propriedade da informação não impeçam sua divulgação.

Originalidade, plágio e reconhecimento de fontes
Os autores enviarão apenas trabalhos inteiramente originais e citarão adequadamente o trabalho e/ou palavras de outros. Publicações que foram influentes na determinação da natureza do trabalho relatado também devem ser citadas.

Publicação múltipla, redundante ou simultânea
Em geral, os artigos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa não devem ser publicados em mais de uma revista. Submeter o mesmo trabalho a mais de uma revista constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Além disso, a Rev. de Enf. da UFJF estabelece até 3 (três) envios de manuscritos por autor, por volume de publicação. 
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.

Autoria do artigo
A autoria deve ser limitada àqueles que deram uma contribuição significativa à concepção, design, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores.
O autor correspondente garante que todos os co-autores contribuintes e nenhuma pessoa não envolvida sejam incluídos na lista de autores. O autor correspondente também verificará se todos os co-autores aprovaram a versão final do artigo e concordaram com sua submissão para publicação.

Divulgação e conflitos de interesse
Todos os autores devem incluir uma declaração divulgando qualquer conflito de interesse financeiro ou outro que possa ser interpretado como influência nos resultados ou na interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro ao projeto devem ser divulgadas.

Erros fundamentais em obras publicadas
Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista e cooperar com o editor para retirar ou corrigir o artigo na forma de uma errata. 

A necessidade de errata deve ser comunicada via e-mail (revista.enfufjf@ufjf.edu.br) ao editor chefe da Revista de Enfermagem da UFJF, explicitando o erro em artigo já publicado, no prazo máximo de 30 dias. Nesse sentido, destaca-se especial atenção à LEITURA DE PROVA, de modo a evitar a errata.

As erratas podem ser também publicadas ao final dos artigos, conforme orientação das bases de dados internacionais, preservando o registro original do manuscrito e informando sobre as correções que se fizerem necessárias. As erratas são publicadas também ao final dos artigos, conforme orientação das bases de dados internacionais, preservando o registro original do manuscrito e informando sobre eventuais correções.

Uma retratação por parte dos autores será conveniente quando os erros forem suficientemente graves para invalidar os resultados e as conclusões do manuscrito.

Exemplo para envio de errata:

No artigo <título do artigo> publicado no <vol>(<num>), na página <página do erro>, onde se lia: “<texto publicado originalmente>", leia-se: “<texto corrigido>".

Confirmação do Editor

Em casos de alegações ou comprovações de má conduta científica, como publicação fraudulenta ou plágio, a Revista de Enfermagem da UFJF, em estreita colaboração com o Editor-Chefe, tomará todas as medidas necessárias para esclarecer a situação e corrigir o artigo afetado. Essas medidas podem incluir desde a publicação imediata de uma errata até, nos casos mais graves, a retratação completa do trabalho.

A revista adota uma postura de igualdade e respeito, sem discriminação com base em idade, cor, religião, deficiência, estado civil, status de veterano, origem nacional, raça, gênero, predisposição genética ou orientação sexual em seus processos de publicação, serviços e atividades.

Má Conduta Científica e Violações da Ética de Publicação

A má conduta científica abrange práticas como a fabricação, falsificação e plágio por parte dos autores. Violações da ética de publicação podem incluir:

  • Falta de transparência em relação a conflitos de interesse financeiros;
  • Omissão de um autor que merece crédito ou inclusão de um autor que não contribuiu para o trabalho;
  • Deturpar o status de publicação de referências bibliográficas, como declarar incorretamente que um artigo está "no prelo";
  • Autoplágio sem a devida atribuição;
  • Publicação duplicada ou redundante, ou seja, publicar o mesmo conteúdo em mais de um periódico.

Em casos de má conduta científica ou violação da ética de publicação, a Revista de Enfermagem da UFJF segue os princípios do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Ao submeter um manuscrito, o autor concorda em cumprir as diretrizes éticas da revista e está ciente das possíveis consequências das violações. Essas consequências incluem a notificação da violação, retratação do artigo, comunicação com autoridades institucionais e a possível suspensão dos direitos de submissão à revista.

Publicação Redundante ou Duplicada

A publicação redundante ocorre quando dados, tabelas, figuras ou qualquer outro conteúdo substancialmente semelhante já publicado são submetidos novamente. Ao enviar um manuscrito à Revista de Enfermagem da UFJF, o autor correspondente deve informar o Editor-Chefe sobre qualquer submissão prévia ou relatório que possa ser considerado duplicado. A submissão de resumos em reuniões científicas, sem divulgação extensa, não é considerada publicação prévia.

Plágio

O plágio é o uso não autorizado de ideias ou palavras de terceiros sem a devida atribuição. Os autores devem citar corretamente as fontes e evitar a reprodução literal de trechos sem permissão. Materiais de terceiros, como textos, figuras, imagens e tabelas, devem ser utilizados apenas com autorização e atribuição adequadas, incluindo trabalhos previamente publicados pelos próprios autores.

A revista utiliza o iThenticate para verificar plágio em manuscritos submetidos, e aqueles com duplicação excessiva serão rejeitados.

Consequências por Violações

Em casos de má conduta científica, a revista pode tomar ações editoriais, como:

  • Notificação pública da violação;
  • Retratação de artigos já publicados;
  • Comunicação com as autoridades institucionais competentes;
  • Perda do direito de submissão à Revista de Enfermagem da UFJF.

Reclamações

Autores que desejem apresentar reclamações relacionadas ao processo editorial devem, inicialmente, entrar em contato com o Editor Associado. Caso a questão não seja resolvida, a reclamação poderá ser encaminhada ao Editor-Chefe. O Editor Associado e o Editor-Chefe comprometem-se a reconhecer a reclamação no prazo de 7 dias úteis, explicando os procedimentos que serão adotados para a solução do problema.

 

Políticas de Seção

 - Editoriais: (  ) Submissões abertas   ( X )  Indexado   (  )  Avaliado pelos pares

- Artigos Originais: ( X ) Submissões abertas   ( X )  Indexado   ( X )  Avaliado pelos pares (duplo cego)

 - Artigos de Revisão: ( X ) Submissões abertas   ( X )  Indexado   ( X )  Avaliado pelos pares (duplo cego)

 - Artigos de Reflexão: ( X ) Submissões abertas   ( X )  Indexado   ( X )  Avaliado pelos pares (duplo cego)

 - Artigos de Relato de Caso: ( X ) Submissões abertas   ( X )  Indexado   ( X )  Avaliado pelos pares (duplo cego)

 - Artigos de Relato de Experiência: ( X ) Submissões abertas   ( X )  Indexado   ( X )  Avaliado pelos pares (duplo cego)

 - Protocolos de revisão sistemática e de escopo: ( X ) Submissões abertas   ( X )  Indexado   ( X )  Avaliado pelos pares (duplo cego)

- Anais de eventos: apenas mediante solicitação prévia e autorização do corpo editorial, via e-mail: revista.enfufjf@ufjf.br

 

Política de arquivamento

O catálogo completo da Revista de Enfermagem da UFJF está no sistema Open Journal Systems (OJS), gerenciado pelo Public Knowledge Project (PKP). Utilizamos o sistema de arquivamento desenvolvido pelo próprio PKP, o PKP Preservation Network. Dessa forma, a revista garante a preservação segura de seu conteúdo, seguindo padrões de boas práticas em arquivamento. Outras informações estão disponíveis em: https://pkp.sfu.ca/pkp-pn/.

 

Periodicidade

Os volumes são publicados em fluxo contínuo (a partir de 2022). 

 

Taxas

A Revista Enfermagem da UFJF (Rev. Enf. da UFJF) não cobra nenhuma taxa pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto acadêmico que venha a ser veiculado pelo periódico.

Todo o seu conteúdo é publicado e cedido gratuitamente.

 

ISSN Eletrônico: 2446-6530 / ISSN Impresso: 2446-5739