Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA PREPARO E SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

Essas instruções visam orientar os autores sobre as normas adotadas pela Revista de Enfermagem da UFJF para avaliação de manuscritos e o processo de publicação. As referidas instruções baseiam-se nas Normas para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas: Escrever e Editar para Publicações Biomédicas, estilo Vancouver, formuladas pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).

 

O sistema eletrônico está programado para receber manuscritos quando todos os campos e metadados forem preenchidos, além dos documentos anexados (documentos obrigatórios para submissão), a saber:

1) Checklist para autores devidamente preenchido pelo autor;

2) Cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa ou declaração solicitando sua dispensa nos casos em que o tipo de manuscrito não contemplar tal recomendação; Não se aplica para estudo de revisão. 

3) Carta ao editor. Atentar-se em cada seção conforme normas apontadas no checklist;

4) Folha de Rosto, conforme normas apontadas no checklist;

5) Arquivo do artigo propriamente dito devidamente adequado ao formato do Template da Revista de Enfermagem. Esse documento deverá conter o manuscrito a ser submetido, SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. Atentar-se em cada seção do manuscrito conforme normas apontadas no checklist;

A confirmação do recebimento do manuscrito ocorrerá após conferência da documentação, sendo a solicitação de resolução de pendências e correções aguardada pelo tempo estipulado no comunicado. Caso as solicitações não sejam atendidas em tempo hábil, a submissão será automaticamente cancelada.

 

Sessões da revista

Cada fascículo terá a seguinte estrutura: editorial, artigos originais, artigos de relato de caso, artigos de revisão, artigos de relato de experiência, artigos de reflexão e protocolos de revisão (escopo ou sistemática).

Política editorial: A Revista possui como prioridade publicar artigos inéditos destinados à divulgação de resultados de pesquisas originais, aceitando também revisões sistemáticas e integrativas, relatos de caso e de experiência, reflexões temáticas e editoriais. Suas publicações de caráter inédito ocorrem em números regulares ou especiais, sendo antecedida pelo processo de avaliação de pares (peer review). Não é permitida a apresentação parcial ou total de conteúdos em outro periódico, nem sua reprodução sem a aquiescência formal do(a) Editor(a), excetuando-se resumos ou relatórios preliminares, publicados em anais de reuniões científicas.

Processo de julgamento: A Revista possui sistema de gerenciamento eletrônico do processo de publicação identificados por protocolo numérico (número de identificação), na ocasião em que os autores postarem, on line, seus manuscritos. Os autores poderão acompanhar o andamento do processo de submissão, quer seja pelo contato do Editor com o responsável pelo manuscrito ou por acompanhamento pelo sistema SEER, utilizando-se para isto do número do protocolo recebido na ocasião de sua postagem.

Todos os manuscritos são previamente apreciados pelo Editor chefe no tocante à ADEQUAÇÃO ao FOCO e ESCOPO da Revista de Enfermagem da UFJF. Quando adequado ao periódico, é encaminhado aos Editores Associados para o início do fluxo editorial, que consta das seguintes etapas:

1) Avaliação inicial: conferência das normas de FORMATAÇÃO e ESTRUTURA através do Checklist; conferência da documentação requerida e avaliação do mérito do conteúdo do manuscrito para a Enfermagem e áreas afins.

Nesta etapa, os manuscritos que NÃO cumpram as normas, por incompletude ou inadequação, são devolvidos aos autores para correção apontada pelo editor responsável pelo fluxo editorial, no tocante aos ajustes necessários. Caso não seja atendida a solicitação após a segunda correção, o manuscrito é arquivado e, havendo interesse em publicá-lo, deve ser submetido novamente, iniciando novo processo de submissão.

2) Avaliação dos pares (peer review): somente os manuscritos que atenderem os requisitos anteriores serão encaminhados para julgamento dos pares com competência temática e metodológica reconhecida (em número mínimo de dois), utilizando de instrumento adotado pela Revista. Os artigos serão avaliados quanto ao mérito, originalidade, pertinência metodológica e de conteúdo, conveniência de publicação e relevância para a Enfermagem e áreas afins.

A avaliação é sigilosa, omitindo-se os nomes dos consultores ad hoc e autores. Caso haja desacordo entre os pares na primeira rodada de avaliação, o artigo é enviado para uma terceira avaliação. No caso de identificação de conflito de interesse por parte dos pareceristas, o manuscrito é encaminhado para outro avaliador.

O prazo para a devolução dos pareceres é de, no máximo, quinze(15) dias, a contar da data de aceite de avaliação por parte dos pareceristas. Em caso de recusa, novos avaliadores receberão o convite. Em persistindo, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo. 

3) Avaliação do Conselho Editor: fase deliberativa final com autoridade para decidir sobre a aceitação ou não do manuscrito, necessidade ou não de alterações e com autonomia para estabelecer cronograma de publicação (ocasião em que os autores receberão confirmação de que o manuscrito estará no prelo).

Após cada uma dessas etapas, os manuscritos poderão ser aceitos, reformulados ou recusados, sendo comunicado ao autor correspondente toda e qualquer decisão editorial. A disponibilização dos pareceres dos avaliadores será direcionada ao autor correspondente, sendo o prazo de dez (10) dias para devolução com as devidas solicitações atendidas. Após esse tempo e em não havendo retorno do autor correspondente, o manuscrito será arquivado e poderá ser submetido novamente, caso haja interesse do autor. Esse mesmo procedimento valerá para o caso de recusa do manuscrito.

 

Submissão

Todo manuscrito será submetido para avaliação exclusivamente por sistema on line no endereço https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/submission/wizard em português ou inglês.

A Revista de Enfermagem da UFJF segue as recomendações do Code of Conduct of Best Practices Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/), do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), http://www.icmje.org e da Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa https://wcrif.org/guidance/singapore-statement. 

Os autores (em número máximo de oito), poderão acessar o passo a passo para submissão no Tutorial para autores. A responsabilidade pelo conteúdo, redação, opiniões e conceitos contidos no manuscrito, são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a posição/opinião do Conselho Diretor e do Conselho Editorial da Revista de Enfermagem da UFJF. 

Todos os autores deverão informar o ORCID no momento da submissão, disponível em: ORCID

Em caso de aprovação e interesse dos autores para intensificar o impacto de seu manuscrito, a tradução para o outro idioma (inglês e/ou espanhol) deverá ser providenciada de acordo com as recomendações da Revista, ficando o custo financeiro sob a responsabilidade dos autores. A Revista de Enfermagem da UFJF não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, ao direito de solicitar a revisão de português aos autores, quando necessário.

Provas (Leitura de Provas)

Mediante aceite do manuscrito para publicação, serão enviadas as Provas (em formato PDF) ao autor correspondente para leitura, conferência e retificações necessárias, as quais deverão ser enviadas ao editor responsável devidamente revisadas, em até setenta duas (72) horas para correção e aprovação final.

As correções a que se referem nessa etapa são de cunho ortográfico e de verificação das ilustrações. Modificações extensas e que impliquem em alteração de conteúdo, serão reapreciadas pelos avaliadores, gerando atraso na publicação. 

Caso não haja retorno do autor no prazo de 72 horas, o Editor considerará a versão da Prova enviada como a final do manuscrito. 

Publicação

Os artigos são publicados em acesso aberto online em português e inglês com os resumos em três idiomas (português, inglês e espanhol) com opção de divulgação do manuscrito na íntegra em um ou dois outros idiomas.

Estima-se o tempo médio de seis a oito meses entre submissão e publicação do artigo, devido à prorrogação dos prazos solicitadas pelos pareceristas. O primeiro parecer ocorre, em aproximadamente, 5 semanas. Prolongar-se-á o tempo de publicação para os manucritos cuja autoria corresponda ao Estado de Minas Gerais e cidade de Juiz de Fora, devido aos critérios de endogenia, respectivamente, regional e local, tendo espaço máximo para cada endogenia de 30% na composição do fascículo.

 

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição da Revista de Enfermagem da UFJF é de 54% (referência: 2023). 

 

Política de arquivamento dos manuscritos

As submissões de manuscritos avaliados como recusadas ou canceladas serão eliminadas imediatamente dos arquivos da Revista e aqueles aceitos para publicar serão arquivados pelo prazo de cinco anos e após este período eles serão eliminados.

Erratas

As solicitações de correção deverão ser encaminhadas no prazo máximo de 30 dias após a publicação do artigo, conforme consta na seção "Sobre".

 

CATEGORIAS DOS MANUSCRITOS

Editorial: refere-se a temas de relevância do contexto científico, acadêmico e político-social;

Pesquisas: incluem artigos com abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas de caráter originais e inéditos que possam contribuir para a construção do conhecimento na Área da Enfermagem e áreas afins. Segue orientações para os casos especiais.

 - Registros de Ensaios Clínicos

A Revista de Enfermagem da UFJF apoia políticas para registros de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informações sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis na URL: http://www.icmje.org/.

O número de identificação Universal Trial Number (UTIN) deverá ser registrado ao final do resumo. International Clinical Trials Registry Plataform (ICTRP): http://apps.who.int/trialsearch/

Revisão Teórica: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de importância para a enfermagem e áreas afins que podem ser: 

 - Revisão sistemática: Utiliza método de pesquisa conduzido por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder uma indagação específica e de relevância para a Enfermagem e/ou áreas afins. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise ou metassíntese). As premissas da revisão sistemática são: a exaustão na busca dos estudos, a seleção justificada dos estudos por critérios de inclusão e exclusão explícitos e a avaliação da qualidade metodológica, bem como o uso de técnicas estatísticas para quantificar os resultados. 

 - Revisão integrativa: utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de conhecimento, realizado de maneira sistemática e ordenada e contribui para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. É necessário seguir padrões de rigor metodológico, clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão. Etapas da revisão integrativa: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração do estudo, estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragens, ou busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento.

Relatos de Experiência e de Caso: descrição de casos, intervenções e experiências em Enfermagem e em áreas afins;

Artigos Reflexivos: são textos de especial relevância que trazem contribuições ao pensamento sobre a Enfermagem e áreas afins;

Protocolos de revisão sistemática e de escopo: (submissões suspensas até 24/12/2024) são textos que devem seguir alto rigor metodológico, que sejam curtos, com características relevantes para a pesquisa em enfermagem (até 8 páginas). O manuscrito deve conter os seguintes critérios: RESUMO/ABSTRACT/RESUMEN, incluindo objetivo, critérios de inclusão e métodos (até 150 palavras). O artigo deve conter as seguintes seções: INTRODUÇÃO (Fundamentação teórica e pergunta de pesquisa), CRITÉRIOS DE INCLUSÃO (Participantes, intervenção, comparação, desfecho e tipo de estudo), MÉTODOS (estratégia de busca, seleção de estudos, avaliação da qualidade metodológica, extração de dados, análise de dados e outras informações pertinentes, se aplicável) e REFERÊNCIAS (Estilo Vancouver).

PARTES DOS MANUSCRITOS

Todo manuscrito deverá ter a formatação, estrutura e sequência conforme descrito no Checklist

Conteúdo do manuscrito: os elementos pertinentes ao manuscrito são: 1) Título; 2) Resumos e Descritores nos idiomas português, inglês e espanhol; 3) Introdução; 4) Objetivo(s); 5) Metodologia; 7) Resultados; 8) Discussào; 9) Conclusão e/ou Considerações Finais; 10) Referências (Vancouver) e 11) Agradecimentos, quando houver.

A Revista de Enfermagem da UFJF recomenda a utilização dos guidelines disponíveis no http://www.equator-network.org/ para alicerçar o manuscrito, devendo constar no método a informação sobre a aplicação do guideline conforme o tipo de pesquisa.

Título e/ou subtítulo: Deverá ser compreensível, sintético, refletir o conteúdo do manuscrito e não conter abreviaturas.

Resumo e descritores: Os principais resultados da pesquisa devem ser mencionados. Os descritores deverão ser em número de três a cinco, selecionados de acordo com a nomenclatura dos Descritores em Ciências da Saúde/BIREME (DECS), disponível em: http://decs.bvs.br/, e/ou Mesh, disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov.mesh. Eles deverão estar em conformidade com o conteúdo do manuscrito e seguir aos resumos de cada idioma respectivamente.

Introdução: O conteúdo deverá ter uma sequência lógica, contemplando a problematização, o objeto, o estado da arte e a justificativa. As siglas deverão ser detalhadas na primeira vez em que forem mencionadas. A revisão de literatura deverá apresentar profundidade e pertinência ao tema a ponto de explicitar o estado da arte.

Objetivo: Os objetivos devem estar explícitos ou poderão ser substituídos por questões de investigação quando adequado a especificidade do delineamento metodológico.

Metodologia: Explicitar o delineamento do manuscrito; o local em que ele foi realizado; a população ou amostra envolvida com os respectivos critérios de inclusão e exclusão; o dimensionamento dos participantes, os critérios de recrutamento, o instrumento e o processo de coleta de dados e os critérios utilizados para delineá-los; as hipóteses ou pressupostos, a data de coleta de dados; o processo de análise dos dados e os aspectos éticos com citação do número do parecer do Comitê de Ética ou justificativa de dispensa.

Resultados: Descrição dos resultados de forma clara e objetiva. É possível a utilização de ilustrações, tabelas, gráficos ou texto para explicitá-los. Os conteúdos não textuais não devem exceder ao número de cinco e não devem fazer repetição de seus conteúdos, dando-se prioridade para as formas de apresentação que melhor destaquem as evidências obtidas a partir dos dados coletados. 

Discussão: As principais evidências devem ser discutidas à luz da literatura (com predomínio daquelas divulgadas nos últimos cinco anos em nível nacional e internacional). Devem ser ressaltadas as produções de conhecimentos novos ou as contribuições para a Enfermagem que possam emergir dos dados. Não devem ser repetidos os resultados, nem dado ênfase às generalizações sem respaldo.

Conclusão e/ou Considerações Finais: Os objetivos ou questões de investigações devem ser respondidos à luz dos avanços obtidos. As aplicações teórica e/ou prática advindas da pesquisa mencionadas, os limites evidenciados citados e as contribuições para a área de saúde e de enfermagem explicitadas.

Referências: devem ser redigidas conforme o estilo Vancouver, disponível na URL <http://www.icmje.org/urm_main.html>.

Agradecimentos: É opcional e com preenchimento em arquivo específico, utilizando no máximo duas linhas.

Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC-BY  https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt

Os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos, bem como a exatidão e procedência das citações e referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do Conselho de Editoração.

 

TAXA DE PUBLICAÇÃO

A Revista de Enfermagem da UFJF não cobra taxas de editoração.

 

TRADUÇÃO PARA O INGLÊS

A partir de janeiro de 2024, todas as submissões, aceites e/ou publicações na Revista de Enfermagem da UFJF deverão ser traduzidas para o inglês e revisadas quanto ao texto em português. Os autores deverão providenciar a tradução e encaminhar uma declaração emitida pelo profissional. Os custos serão dos próprios autores. 

Artigos Originais

Pesquisas ou Artigos Originais: incluem artigos com abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas de caráter originais e inéditos que possam contribuir para a construção do conhecimento na Área da Enfermagem e áreas afins. Segue orientações para os casos especiais;máximo 15 laudas e até 50 referências; 

Original

Pesquisas ou Artigos Originais: incluem artigos com abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas de caráter originais e inéditos que possam contribuir para a construção do conhecimento na Área da Enfermagem e áreas afins. Segue orientações para os casos especiais;máximo 15 laudas e até 50 referências; 

Artigos de Revisão

Revisão Teórica: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de importância para a enfermagem e áreas afins que podem ser: 

 - Revisão sistemática: Utiliza método de pesquisa conduzido por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder uma indagação específica e de relevância para a Enfermagem e/ou áreas afins. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise ou metassíntese). As premissas da revisão sistemática são: a exaustão na busca dos estudos, a seleção justificada dos estudos por critérios de inclusão e exclusão explícitos e a avaliação da qualidade metodológica, bem como o uso de técnicas estatísticas para quantificar os resultados. 

 - Revisão integrativa ou Revisão de Escopo: utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de conhecimento, realizado de maneira sistemática e ordenada e contribui para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. É necessário seguir padrões de rigor metodológico, clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão. Etapas da revisão integrativa: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração do estudo, estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragens, ou busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento;máximo 10 laudas e até 50 referências;

Artigo Relato de Experiência

Relatos de Experiência: descrição de intervenções e experiências em Enfermagem e em áreas afins;máximo 10 laudas e até 10 referências; 

Artigo de Reflexão

Artigos Reflexivos: são textos de especial relevância que trazem contribuições ao pensamento sobre a Enfermagem e áreas afins;máximo de 8 laudas e até 10 referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. A revista não cobra taxas de submissão nem de processamento dos artigos avaliados.

De acordo com com o COPE, são deveres e responsabilidades:

  • Dos Editores:

Decisões de publicação
O editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista serão publicados. O editor avaliará os manuscritos sem considerar a raça dos autores, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política. A decisão será baseada na importância, originalidade e clareza do artigo, bem como a validade do estudo e sua relevância para o escopo da revista. Os requisitos legais atuais sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio também são considerados.
Confidencialidade
O editor e qualquer membro da equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito enviado a ninguém que não seja o autor correspondente, ou conforme apropriado, aos revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor.
Divulgação e conflitos de interesse
Os materiais não publicados divulgados em um artigo submetido não serão utilizados pelo editor ou pelos membros do conselho editorial para seus próprios fins de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito do autor.
Reconhecimento de fontes
Os editores devem usar o software apropriado para identificar os casos em que o trabalho publicado relevante referido no artigo não foi citado na seção de referência. Os resultados da análise do software devem apontar se as observações ou argumentos derivados de outras publicações são acompanhados pela respectiva fonte. Os Editores notificarão o autor de qualquer similaridade ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual tenham conhecimento.

  • Dos Revisores:

Contribuição para decisões editoriais
O processo de revisão por pares auxilia o editor e o conselho editorial na tomada de decisões editoriais e também serve ao autor na melhoria do manuscrito.
Prontidão
Qualquer avaliador selecionado que se sinta desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou que saiba que sua revisão imediata será impossível deve notificar o editor e se retirar do processo de revisão.
Confidencialidade
Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser divulgados ou discutidos com outras pessoas, exceto conforme autorizado pelo editor.
Padrões de objetividade
As revisões devem ser conduzidas objetivamente. Críticas pessoais ao autor são inadequadas. Os revisores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
Reconhecimento de fontes
Os revisores devem identificar os casos em que um trabalho publicado relevante referido no artigo não foi citado na seção de referências. Eles devem indicar se as observações ou argumentos derivados de outras publicações são acompanhados pela respectiva fonte. Os revisores notificarão o editor de qualquer similaridade ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado sobre o qual tenham conhecimento pessoal.
Divulgação e conflito de interesses
Informações ou idéias privilegiadas obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com outros autores, empresas ou instituições associadas aos trabalhos.

  • Dos Autores:

Padrões de manuscritos
Os autores dos manuscritos originais de pesquisa devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no artigo. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.

Acesso e retenção de dados
Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seus estudos juntamente com o artigo para revisão editorial e devem estar preparados para disponibilizar publicamente os dados, se possível. De qualquer forma, os autores devem garantir a acessibilidade desses dados a outros profissionais competentes por pelo menos dez anos após a publicação (de preferência por meio de um repositório de dados institucional ou por ou outro datacenter), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e direitos legais relativos a propriedade da informação não impeçam sua divulgação.

Originalidade, plágio e reconhecimento de fontes
Os autores enviarão apenas trabalhos inteiramente originais e citarão adequadamente o trabalho e/ou palavras de outros. Publicações que foram influentes na determinação da natureza do trabalho relatado também devem ser citadas.

Publicação múltipla, redundante ou simultânea
Em geral, os artigos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa não devem ser publicados em mais de uma revista. Submeter o mesmo trabalho a mais de uma revista constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Além disso, a Rev. de Enf. da UFJF estabelece até 3 (três) envios de manuscritos por autor, por volume de publicação. 
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.