Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos Originais
Pesquisas ou Artigos Originais: incluem artigos com abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas de caráter originais e inéditos que possam contribuir para a construção do conhecimento na Área da Enfermagem e áreas afins. Segue orientações para os casos especiais;máximo 15 laudas e até 50 referências;
Original
Pesquisas ou Artigos Originais: incluem artigos com abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas de caráter originais e inéditos que possam contribuir para a construção do conhecimento na Área da Enfermagem e áreas afins. Segue orientações para os casos especiais;máximo 15 laudas e até 50 referências;
Artigos de Revisão
Revisão Teórica: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de importância para a enfermagem e áreas afins que podem ser:
- Revisão sistemática: Utiliza método de pesquisa conduzido por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder uma indagação específica e de relevância para a Enfermagem e/ou áreas afins. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise ou metassíntese). As premissas da revisão sistemática são: a exaustão na busca dos estudos, a seleção justificada dos estudos por critérios de inclusão e exclusão explícitos e a avaliação da qualidade metodológica, bem como o uso de técnicas estatísticas para quantificar os resultados.
- Revisão integrativa ou Revisão de Escopo: utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de conhecimento, realizado de maneira sistemática e ordenada e contribui para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. É necessário seguir padrões de rigor metodológico, clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão. Etapas da revisão integrativa: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração do estudo, estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragens, ou busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento;máximo 10 laudas e até 50 referências;
Artigo Relato de Experiência
Relatos de Experiência: descrição de intervenções e experiências em Enfermagem e em áreas afins;máximo 10 laudas e até 10 referências;
Artigo de Reflexão
Artigos Reflexivos: são textos de especial relevância que trazem contribuições ao pensamento sobre a Enfermagem e áreas afins;máximo de 8 laudas e até 10 referências.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. A revista não cobra taxas de submissão nem de processamento dos artigos avaliados.
De acordo com com o COPE, são deveres e responsabilidades:
- Dos Editores:
Decisões de publicação
O editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista serão publicados. O editor avaliará os manuscritos sem considerar a raça dos autores, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política. A decisão será baseada na importância, originalidade e clareza do artigo, bem como a validade do estudo e sua relevância para o escopo da revista. Os requisitos legais atuais sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio também são considerados.
Confidencialidade
O editor e qualquer membro da equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito enviado a ninguém que não seja o autor correspondente, ou conforme apropriado, aos revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor.
Divulgação e conflitos de interesse
Os materiais não publicados divulgados em um artigo submetido não serão utilizados pelo editor ou pelos membros do conselho editorial para seus próprios fins de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito do autor.
Reconhecimento de fontes
Os editores devem usar o software apropriado para identificar os casos em que o trabalho publicado relevante referido no artigo não foi citado na seção de referência. Os resultados da análise do software devem apontar se as observações ou argumentos derivados de outras publicações são acompanhados pela respectiva fonte. Os Editores notificarão o autor de qualquer similaridade ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual tenham conhecimento.
- Dos Revisores:
Contribuição para decisões editoriais
O processo de revisão por pares auxilia o editor e o conselho editorial na tomada de decisões editoriais e também serve ao autor na melhoria do manuscrito.
Prontidão
Qualquer avaliador selecionado que se sinta desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou que saiba que sua revisão imediata será impossível deve notificar o editor e se retirar do processo de revisão.
Confidencialidade
Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser divulgados ou discutidos com outras pessoas, exceto conforme autorizado pelo editor.
Padrões de objetividade
As revisões devem ser conduzidas objetivamente. Críticas pessoais ao autor são inadequadas. Os revisores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
Reconhecimento de fontes
Os revisores devem identificar os casos em que um trabalho publicado relevante referido no artigo não foi citado na seção de referências. Eles devem indicar se as observações ou argumentos derivados de outras publicações são acompanhados pela respectiva fonte. Os revisores notificarão o editor de qualquer similaridade ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado sobre o qual tenham conhecimento pessoal.
Divulgação e conflito de interesses
Informações ou idéias privilegiadas obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com outros autores, empresas ou instituições associadas aos trabalhos.
- Dos Autores:
Padrões de manuscritos
Os autores dos manuscritos originais de pesquisa devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no artigo. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
Acesso e retenção de dados
Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seus estudos juntamente com o artigo para revisão editorial e devem estar preparados para disponibilizar publicamente os dados, se possível. De qualquer forma, os autores devem garantir a acessibilidade desses dados a outros profissionais competentes por pelo menos dez anos após a publicação (de preferência por meio de um repositório de dados institucional ou por ou outro datacenter), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e direitos legais relativos a propriedade da informação não impeçam sua divulgação.
Originalidade, plágio e reconhecimento de fontes
Os autores enviarão apenas trabalhos inteiramente originais e citarão adequadamente o trabalho e/ou palavras de outros. Publicações que foram influentes na determinação da natureza do trabalho relatado também devem ser citadas.
Publicação múltipla, redundante ou simultânea
Em geral, os artigos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa não devem ser publicados em mais de uma revista. Submeter o mesmo trabalho a mais de uma revista constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Além disso, a Rev. de Enf. da UFJF estabelece até 3 (três) envios de manuscritos por autor, por volume de publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.