Supervisão clínica em enfermagem na inteligência emocional dos enfermeiros: revisão de escopo da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2025.v11.49519

Palabras clave:

Preceptoria, Inteligência Emocional, Enfermagem

Resumen

Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre a relação entre a supervisão clínica e a inteligência emocional dos enfermeiros, identificando abordagens, instrumentos e resultados descritos. Metodologia: Revisão de escopo segundo a metodologia do JBI Collaboration e registada na Open Science Framework (DOI 10.17605/OSF.IO/8NFSD). A pesquisa foi realizada nas bases PubMed, CINAHL® Complete e Scielo, sem restrição temporal, incluindo estudos em português, inglês e espanhol, que respondessem à questão: “Quais são as evidências disponíveis sobre a relação entre a supervisão clínica em enfermagem e a inteligência emocional dos enfermeiros na prática clínica?”. Dois revisores independentes realizaram a seleção, recorrendo-se a um terceiro revisor em caso de discordância. A gestão e eliminação de duplicados realizou-se no Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI®). Utilizando formulário para extração e síntese dos dados. Resultados: Foram identificados 140 estudos, dos quais sete cumpriram os critérios de elegibilidade. A literatura descreve que modelos estruturados de supervisão clínica favorecem competências como autorreflexão, empatia, comunicação e coesão de equipa. Conclusão: A evidência disponível sugere uma relação positiva entre supervisão clínica e inteligência emocional, recomendando-se o aprofundamento desta temática em diferentes contextos organizacionais.

ABSTRACT

Objective: To map the scientific evidence on the relationship between clinical supervision and nurses' emotional intelligence, identifying approaches, instruments, and described outcomes. Methodology: Scope review according to the JBI Collaboration methodology and registered in the Open Science Framework (DOI 10.17605/OSF.IO/8NFSD). The search was conducted in the PubMed, CINAHL® Complete and Scielo databases, without time restrictions, including studies in Portuguese, English and Spanish that answered the question: ‘What evidence is available on the relationship between clinical supervision in nursing and the emotional intelligence of nurses in clinical practice?’ Two independent reviewers performed the selection, resorting to a third reviewer in case of disagreement. The management and elimination of duplicates was carried out at the Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI®) using a form for data extraction and synthesis. Results: 140 studies were identified, of which seven met the eligibility criteria. The literature describes that structured models of clinical supervision favour skills such as self-reflection, empathy, communication, and team cohesion. Conclusion: The available evidence suggests a positive relationship between clinical supervision and emotional intelligence, recommending further study of this topic in different organizational contexts.

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Citas

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Publicado

2025-11-17

Cómo citar

Fonseca, A. de J. M. ., Lopes, A. R. de A. ., Nora, A. S. P. ., Marques, C. L. ., Alves, V. M. A. ., & Silva, M. S. G. O. da. (2025). Supervisão clínica em enfermagem na inteligência emocional dos enfermeiros: revisão de escopo da literatura. Revista De Enfermagem Da UFJF, 11(1). https://doi.org/10.34019/2446-5739.2025.v11.49519

Número

Sección

Artigos de Revisão