TIPOS DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DA MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Bárbara Caroliny Pereira
  • Rogério Silva Lima
  • Silvana Maria Coelho Leite Fava

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2018.v4.14028

Resumo

Objetivo: identificar as evidências disponíveis na literatura sobre o ensino da medida da pressão arterial (PA) para os profissionais de saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa de estudos publicados no período
de 2005 a 2015, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, guiada pela metodologia de PICOD, a partir da pergunta norteadora: quais as evidências científicas na literatura sobre
o ensino da medida da PA para profissionais de saúde? Resultados: dos seis artigos analisados, evidencia-se que cinco são internacionais, resultantes de estudos de baixos níveis de evidência. Constatou-se que a simulação
tem se constituído uma estratégia metodológica predominante para o ensino da medida da PA. Conclusão: Há necessidade de desenvolvimento de novos modelos para o ensino da PA com incorporação de novas tecnologias,
a partir de estudos longitudinais com fortes níveis de evidências para subsidiar práticas seguras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Pereira, B. C., Lima, R. S., & Fava, S. M. C. L. (2018). TIPOS DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DA MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista De Enfermagem Da UFJF, 4(2). https://doi.org/10.34019/2446-5739.2018.v4.14028

Edição

Seção

Artigos de Revisão