TIPOS DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DA MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2018.v4.14028Abstract
Objetivo: identificar as evidências disponíveis na literatura sobre o ensino da medida da pressão arterial (PA) para os profissionais de saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa de estudos publicados no período
de 2005 a 2015, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, guiada pela metodologia de PICOD, a partir da pergunta norteadora: quais as evidências científicas na literatura sobre
o ensino da medida da PA para profissionais de saúde? Resultados: dos seis artigos analisados, evidencia-se que cinco são internacionais, resultantes de estudos de baixos níveis de evidência. Constatou-se que a simulação
tem se constituído uma estratégia metodológica predominante para o ensino da medida da PA. Conclusão: Há necessidade de desenvolvimento de novos modelos para o ensino da PA com incorporação de novas tecnologias,
a partir de estudos longitudinais com fortes níveis de evidências para subsidiar práticas seguras.