APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48587

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as principais estratégias de atuação dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APH) na condução das políticas de formação continuada de professores das redes municipais públicas de ensino. Compreendemos que os APH (Associações, Institutos e Fundações sem fins lucrativos) organizam e disputam projetos políticos para a educação pública por meio de uma agenda articulada especialmente pelo Movimento Todos pela Educação e Movimento Todos pela Base. Tendo isso em vista, a problemática da pesquisa foi organizada em torno da seguinte questão: qual agenda e estratégias de ação os APH têm desenvolvido na formação continuada de professores, nas redes municipais de ensino, no período de 2017 a 2023? A pesquisa fundamentou-se em uma abordagem materialista histórico-dialética, com base nas contribuições gramscianas e de autores contemporâneos do campo marxista. A análise bibliográfica e documental foi realizada para explicitar as referidas estratégias de ação dos APH. A definição desse recorte histórico se deve, sobretudo, pelo aprofundamento da crise do capital desencadeada após 2008, e pelo avanço de políticas ultraneoliberais e neoconservadoras nos contextos mundial e nacional. Esse contexto econômico, político e social contribuiu para uma ofensiva empresarial profunda e ampliada no campo da educação, de um modo geral, e mais especificamente na formação de professores da Educação Básica, objeto de nossa análise.

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Biografia do Autor

Gisele Masson, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação de do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidades Estadual de Maringá

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Masson, G., & Lima, M. F. . (2025). APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA: ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30081. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48587

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública