APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA
ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48587Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar as principais estratégias de atuação dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APH) na condução das políticas de formação continuada de professores das redes municipais públicas de ensino. Compreendemos que os APH (Associações, Institutos e Fundações sem fins lucrativos) organizam e disputam projetos políticos para a educação pública por meio de uma agenda articulada especialmente pelo Movimento Todos pela Educação e Movimento Todos pela Base. Tendo isso em vista, a problemática da pesquisa foi organizada em torno da seguinte questão: qual agenda e estratégias de ação os APH têm desenvolvido na formação continuada de professores, nas redes municipais de ensino, no período de 2017 a 2023? A pesquisa fundamentou-se em uma abordagem materialista histórico-dialética, com base nas contribuições gramscianas e de autores contemporâneos do campo marxista. A análise bibliográfica e documental foi realizada para explicitar as referidas estratégias de ação dos APH. A definição desse recorte histórico se deve, sobretudo, pelo aprofundamento da crise do capital desencadeada após 2008, e pelo avanço de políticas ultraneoliberais e neoconservadoras nos contextos mundial e nacional. Esse contexto econômico, político e social contribuiu para uma ofensiva empresarial profunda e ampliada no campo da educação, de um modo geral, e mais especificamente na formação de professores da Educação Básica, objeto de nossa análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.














