LEV VIGOTSKI: QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?

Acerca da questão da identidade nacional e religiosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43028

Resumo

A publicação apresenta o artigo de Vigotski “Avodim hoinu”[1] (1917) com comentários. O texto é o último de três artigos que podem ser reunidos em um tríptico dedicado ao problema da relação entre as tradições nacionais e religiosas e a época em que ele vivia. O texto do artigo e os comentários permitem ampliar a ideia a respeito da posição pessoal e semântica do jovem Vigotski numa situação de indefinição política e ética; ajudam também a reconstruir peculiaridades de autodeterminação sociopolítica e ético-nacional do cientista, e precisar as bases que definem, eticamente, o fundamento da abordagem histórico-cultural. Nos comentários ao artigo, são destacadas especificidades da posição de Vigotski em relação aos acontecimentos na Rússia pré-revolucionária de 1917. Ressaltem-se a amplitude filosófico-cultural e a polifonia de múltiplas camadas de diálogo em que Vigotski estava envolvido como autor do artigo. Destaque-se a relação entre temas nele abordados (vivência, problema de escolha, comportamento volitivo, consciência) e temas de trabalhos posteriores do autor no campo da Psicologia. Em alguns comentários são analisados o estilo e a estrutura do artigo.

 

[1] A transliteração correta dessa frase do hebraico é Avadim hayinu. Porém, como ela é o título do artigo de Vigotski, deixamos no resumo a transliteração que aparece na versão em russo, alterando a transliteração no texto em português (N. da T.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Samuilovitch Sobkin, Instituto de Administração da Educação da Academia Russa de Educação - Moscou

Doutor em Psicologia, professor, Diretor do Centro de Sociologia da Educação, Instituto de Administração da Educação da Academia Russa de Educação, Moscou, Rússia.

Tatiana Anatolievna Klimova, Universidade Ortodoxa de Moscou St. Ioann Bogoslov - Moscou

PhD em Psicologia, professora da cátedra de Psicologia Geral e Aplicada, Universidade Ortodoxa de Moscou St. Ioann Bogoslov, Moscou, Rússia.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Sobkin, V. S., Klimova, T. A., Prestes, Z., Tunes, E., & Santos de Araujo, E. . (2024). LEV VIGOTSKI: QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS? Acerca da questão da identidade nacional e religiosa. Educação Em Foco, 29(Especial), e29007. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43028