LEV VIGOTSKI: QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?
Acerca da questão da identidade nacional e religiosa
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43028Resumo
A publicação apresenta o artigo de Vigotski “Avodim hoinu”[1] (1917) com comentários. O texto é o último de três artigos que podem ser reunidos em um tríptico dedicado ao problema da relação entre as tradições nacionais e religiosas e a época em que ele vivia. O texto do artigo e os comentários permitem ampliar a ideia a respeito da posição pessoal e semântica do jovem Vigotski numa situação de indefinição política e ética; ajudam também a reconstruir peculiaridades de autodeterminação sociopolítica e ético-nacional do cientista, e precisar as bases que definem, eticamente, o fundamento da abordagem histórico-cultural. Nos comentários ao artigo, são destacadas especificidades da posição de Vigotski em relação aos acontecimentos na Rússia pré-revolucionária de 1917. Ressaltem-se a amplitude filosófico-cultural e a polifonia de múltiplas camadas de diálogo em que Vigotski estava envolvido como autor do artigo. Destaque-se a relação entre temas nele abordados (vivência, problema de escolha, comportamento volitivo, consciência) e temas de trabalhos posteriores do autor no campo da Psicologia. Em alguns comentários são analisados o estilo e a estrutura do artigo.
[1] A transliteração correta dessa frase do hebraico é Avadim hayinu. Porém, como ela é o título do artigo de Vigotski, deixamos no resumo a transliteração que aparece na versão em russo, alterando a transliteração no texto em português (N. da T.).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.