O TRÍPTICO DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI E AS BUSCAS POR SUA IDENTIDADE JUDAICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43021

Resumo

Nesta publicação oferecemos aos estudiosos da vida e da obra de L. S. Vigotski a tradução de três artigos, com comentários de V. S. Sobkin e T. A. Klimova, que tornam ainda mais evidente o importante papel dos estudos e dos conhecimentos sobre o judaísmo na formação da personalidade e da produção intelectual do pensador soviético, dissipando qualquer dúvida a respeito de seus fortes laços com a questão judaica. Este texto traz uma breve introdução, em forma de editorial, para apresentar a publicação desses três artigos em língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoia Prestes, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Pedagogia e Psicologia pré-escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou (União Soviética) e mestre em Ciências da educação pela mesma universidade. Doutora em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve pesquisas na área de Educação, Psicologia e Desenvolvimento da criança com base na teoria histórico-cultural. Traduziu do russo para o português diversas obras de autores russos que foram publicadas no Brasil.

Elizabeth Tunes, Universidade de Brasília

Psicóloga pela Universidade de Brasília, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Brasília. Sua atividade de pesquisa concentra-se na interface psicologia e educação, com foco no desenvolvimento do pensamento por conceitos científicos, na relação conhecimento científico e conhecimento escolar, nos fundamentos da defectologia e o desenvolvimento atípico, especialmente a deficiência mental, na relação professor-aluno e no significado social da escola.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Prestes, Z., & Tunes, E. (2024). O TRÍPTICO DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI E AS BUSCAS POR SUA IDENTIDADE JUDAICA. Educação Em Foco, 29(Especial), e29004. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43021