A RECEPTIVIDADE DO MANUAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REGIÃO DA AMOSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41387

Resumo

Com o objetivo de identificar os livros didáticos de Educação Física do PNLD 2019 selecionados pelos professores na região de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e analisar a sua receptividade foi realizada esta pesquisa de caráter quali-quantitativo, de natureza aplicada e de procedimentos de levantamento. A amostragem foi composta por 28 professores de Educação Física. Os resultados foram organizados nas seguintes dimensões: socioprofissional, escolha, características, elaboração, uso, satisfação, diversidade cultural e concepções. Constatou-se que o Manual do Professor de Educação Física teve baixa adesão pelos municípios da AMOSC. Conclui-se que o Manual do Professor de Educação Física é um acontecimento incipiente na área, que está em fase de apropriação, com diversificados interesses em relação aos critérios de seleção e uso. A maioria dos professores aprovaram o material didático, embora o seu uso seja eventual, sendo os materiais esportivos e/ou de elaboração própria ainda os mais utilizados para o desenvolvimento das aulas.

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Biografia do Autor

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul. Campus Chapecó/SC/Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Ciências Humanas e Interculturalidade.

Anatel Aparecida Fávero, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Campus Chapecó/SC/Brasil. 

Carla Karina Jordan, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia - Universidade Federal da Fronteira Sul. Campus Chapecó/SC/Brasil

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

Loro, A. P. ., Fávero, A. A., & Jordan, C. K. . (2023). A RECEPTIVIDADE DO MANUAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REGIÃO DA AMOSC. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41387

Edição

Seção

Seção 02 - Educação e suas diversas interfaces