TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA E O LUGAR DOS BEBÊS

Autores

  • Gabriela Guarnieri de Campos Tebet Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20114

Palavras-chave:

Bebês, Crianças, Infância, Território

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar o conceito de infância
como um território em disputa e localizar os bebês nesse
território. Para isso, traça um panorama dos diferentes modos
como a infância tem sido definida na produção acadêmica
atual, estabelece relações com contos infantis amplamente
conhecidos e aponta para o fato de que, se, por um lado, por
muito tempo, as crianças foram invisibilizadas nas pesquisas
em Ciências Sociais e Humanas, por outro lado, a própria
categoria criança ainda hoje tem invisibilizado a especificidade
dos bebês. Por fim, discute a presença dos bebês no contexto
social que habitam e também nas pesquisas científicas,
destacando sua presença e sua ação sobre os territórios que
habitam.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Tebet, G. G. de C. (2018). TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA E O LUGAR DOS BEBÊS. Educação Em Foco, 23(3), 1007–1030. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20114

Edição

Seção

Artigos