INVESTIGANDO INFÂNCIAS E PROCESSOS EDUCATIVOS NA CIDADE DE SÃO GONÇALO

  • Maria Tereza Goudard Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)– Brasil
  • Cintia Larangeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP-IC/CNPq)– Brasil
  • Julyana Veríssimo Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP-IC/UERJ)– Brasil
Palavras-chave: Infâncias na cidade, Direito à cidade, Alfabetização cidadã

Resumo

O presente artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa
de cunho etnográfico realizada no âmbito do projeto
“A(s) infância(s) e a cidade: Investigando componentes
territoriais de processos educativos de crianças na cidade
de São Gonçalo”, que vem objetivando investigar se os
componentes territoriais da cidade de São Gonçalo
interferem e/ou produzem impactos nos processos
educativos e de escolarização inicial das crianças das
camadas populares no município. Pretendemos, com este
estudo, dar continuidade e complexificar pesquisas que
vimos desenvolvendo há quase duas décadas sobre/com o
local, destacando a centralidade da cidade de São Gonçalo
nas políticas e práticas de educação escolar em curso na
metrópole gonçalense.
Publicado
2018-12-27
Seção
Artigos