INVESTIGANDO INFÂNCIAS E PROCESSOS EDUCATIVOS NA CIDADE DE SÃO GONÇALO

Autores

  • Maria Tereza Goudard Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)– Brasil
  • Cintia Larangeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP-IC/CNPq)– Brasil
  • Julyana Veríssimo Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP-IC/UERJ)– Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20102

Palavras-chave:

Infâncias na cidade, Direito à cidade, Alfabetização cidadã

Resumo

O presente artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa
de cunho etnográfico realizada no âmbito do projeto
“A(s) infância(s) e a cidade: Investigando componentes
territoriais de processos educativos de crianças na cidade
de São Gonçalo”, que vem objetivando investigar se os
componentes territoriais da cidade de São Gonçalo
interferem e/ou produzem impactos nos processos
educativos e de escolarização inicial das crianças das
camadas populares no município. Pretendemos, com este
estudo, dar continuidade e complexificar pesquisas que
vimos desenvolvendo há quase duas décadas sobre/com o
local, destacando a centralidade da cidade de São Gonçalo
nas políticas e práticas de educação escolar em curso na
metrópole gonçalense.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Tavares, M. T. G., Larangeira, C., & Veríssimo, J. (2018). INVESTIGANDO INFÂNCIAS E PROCESSOS EDUCATIVOS NA CIDADE DE SÃO GONÇALO. Educação Em Foco, 23(3), 779–798. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20102

Edição

Seção

Artigos