FLEABAG AND BLANCHE
COMO DISPOSITIVOS DE MÍDIA INTERFEREM NA RELAÇÃO ENTRE PERSONAGEM E AUDIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49672Palavras-chave:
adaptação, Blanche Dubois, dispositivos de mídia, Fleabag, intermidialidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre duas personagens de histórias apresentadas em diferentes mídias: a mulher inominada da minissérie Fleabag (Waller-Bridge, 2016-2019) e Blanche, a personagem principal da peça A Streetcar Named Desire (Williams, 1947). Ambas as obras apresentam como personagens principais mulheres que vivenciam dificuldades em navegar suas vidas em meio a expectativas e normas sociais, traumas e sexualidade, tendo suas respectivas irmãs e cunhados como elementos importantes em suas narrativas. As semelhanças entre a peça e a série de TV apontam para a possibilidade de que elas possam ser lidas como adaptações uma da outra, embora a criadora de Fleabag não tenha afirmado tal relação. Tendo estabelecido a conexão entre esses dois textos, este artigo busca compreender como diferentes dispositivos de mídia (Rajewski, 2010) podem influenciar a percepção do público sobre essas personagens. A hipótese é que a personagem principal de Fleabag, devido à serialização da narrativa televisiva (Mittel, 2015), pode estabelecer uma relação mais profunda com seu espectador, apesar de sua história se assemelhar à de Blanche.
Downloads
Referências
BRONTE, Charlotte. Jane Eyre. Glasgow: William Collins, 2013.
FLEABAG. Emmys, 2019. Available at: https://www.emmys.com/shows/fleabag. Accessed on: July 7, 2025.
FLEABAG. Dir: Phoebe Waller-Bridge. Television Series. Seasons 1-2. UK: BBC Three and Amazon Studios, 2016-2019. Available at: https://www.primevideo.com/region/na/detail/0OB9NDUVQKFRSYRSCHT2A784TI/ref=atv_dp_season_select_s1?jic=8%7CEgRzdm9k. Accessed on: July 25, 2025.
FRIENDLY SPACE NINJA. Fleabag: An Unusual Masterpiece. YouTube: August 29, 2021. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=izRg1rwFYrs&t=1753s. Accessed on: July 30, 2025.
HUHN, Peter; SOMMER, Roy: "Narration in Poetry and Drama". In: The Living Handbook of Narratology. 2011. Available at: https://www-archiv.fdm.uni-hamburg.de/lhn/node/40.html. Accessed on: July 30, 2025.
KOLIN, Philip C. Williams: A Streetcar Named Desire (plays in production). Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
KRAMER, Richard E. “The Sculptural Drama”: Tennessee Williams’s Plastic Theatre. The Tennessee Williams Annual Review, no. 5, 2002. Available at: https://www.tennesseewilliamsstudies.org/journal/work.php?ID=45. Accessed on: July 28, 2025.
LEITCH, Thomas M. “Between Adaptation and Allusion”. In: LEICH, Thomas M. Film Adaptation and its Discontents: From Gone With the Wind to The Passion of Christ. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2007. p. 93-126.
MITTEL, Jason. Complex TV: The Poetics of Contemporary Television Storytelling. New York: New York University Press, 2015.
NORMAN, Will. A Streetcar Named Desire | Dr Will Norman | University of Kent School of English. YouTube: April 20, 2021. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=ThIM7g8BEVg&t=627s. Accessed on: July 9, 2025.
PHILLIPS, Peter A. The Critical Role of Alan Grey, the Unseen Character in Tennessee Williams’ A Streetcar Named Desire. The Western States Theatre Review, Vol. 21, p. 40–48. 2015.
PORTER, M.J., Larson, D.L., Harthcock, A., & Nellis, K.B. Re(de)fining narrative events: Examining television narrative structure. Journal of Popular Film and Television, 30, p. 23-30. 2002.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio, GOMES, Paulo Emílio Salles, PRADO, Décio de Almeida e ROSENFELD, Anatol. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 47-57.
RAJEWSKI, Irina O. “Border talks: The problematic status of media borders in the current debate about intermediality”. In: Media Borders, Multimodality and Intermediality. Ed. L. Elleström. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2010. p. 51–68.
SPECTOR, Susan. Alternative Visions of Blanche DuBois: Uta Hagen and Jessica Tandy in A Streetcar Named Desire. In: Modern Drama, Volume 32, Number 4, Winter. p. 545-560. 1989. Available at: https://muse.jhu.edu/article/498830/summary. Accessed on: July 22, 2025.
WALLER-BRIDGE, Phoebe. Fleabag. London: Nick Hern Books, 2013.
WILLIAMS, Tennessee. A Streetcar Named Desire. New York, New American Library, 1947.
WOODS, Faye. Too Close for Comfort: Direct Address and the Affective Pull of the Confessional Comic Woman in Chewing Gum and Fleabag. Communication, Culture & Critique, 12 (2): p. 194–212. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Natália Pureza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









