“NÓS A TRANCAMOS VIVA NO CAIXÃO!”
UMA ANÁLISE DOS HORRORES OCULTOS DA PSIQUE EM “A QUEDA DA CASA DE USHER” (1839), DE EDGAR ALLAN POE
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2024.v17.45818Palavras-chave:
Anima, Casa de Usher, Inconsciente, Psique, SombraResumo
Este artigo investiga os elementos simbólicos do conto “A Queda da Casa de Usher” (1839), de Edgar Allan Poe. Para tal, foi considerado o elo entre literatura e psicologia analítica, com propósito de entender como o escritor explora a psique humana e os aspectos reprimidos e desconhecidos da mente, através de uma escrita complexa, que explora dimensões obscuras do ser humano. O método utilizado foi o descritivo-analítico. A fundamentação inclui os pressupostos teóricos de Jung (2016), Borges Filho (2007), Zweig e Abrams (2011), dentre outros. Dessa maneira, foi feito o estudo dos personagens, da casa e dos elementos góticos. Com isso, o trabalho examina as forças inconscientes que governam o comportamento e a percepção, demonstrando como Poe constrói uma atmosfera de terror psicológico, investigando os medos mais profundos do ser humano.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. Tradução Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
BORGES FILHO, Ozíris. Espaço e Literatura: Introdução à topoanálise. Franca: Ribeirão gráfica e Editora, 2007.
CONGER, John P. 1994. O corpo como sombra. In: ZWEIG, C.; ABRAMS, J. (Org.). Ao Encontro da Sombra: o Potencial Oculto do Lado Escuro da Natureza Humana. 8 ed. São Paulo: Cultrix, 2011. p. 107-110.
FRANZ, Marie-Louise von. A percepção da sombra nos sonhos. In: ZWEIG, C.; ABRAMS, J. (Org.). Ao encontro da sombra: o potencial oculto do lado escuro da natureza humana. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 2011. p. 57-60.
JUNG, Carl Gustav. Sobre sentimentos e sombras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução de Maria Luiza Appy e Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Edição digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
PIERRAKOS, John C. A anatomia do mal. In: ZWEIG, C.; ABRAMS, J. (Org.). Ao Encontro da Sombra: o Potencial Oculto do Lado Escuro da Natureza Humana. 8 ed. São Paulo: Cultrix, 2011. p. 110-113.
POE, Edgar Allan. Edgar Allan Poe: medo clássico, volume II. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2017, 250p. v. 2.
PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. 6º. ed. São Paulo: Ática, Série Princípios, 1997.
SANFORD, John A. Dr. Jekyll e Mr. Hyde. In: ZWEIG, C.; ABRAMS, J. (Org.). Ao Encontro da Sombra: o Potencial Oculto do Lado Escuro da Natureza Humana. 8 ed. São Paulo: Cultrix, 2011. p. 52-57.
WELLEK, René: WARREN, Austin. Teoria da literatura. 3ª ed. Biblioteca Universitária, 1976.
ZWEIG, C.; ABRAMS, J. (org). Ao encontro da sombra: o potencial oculto do lado escuro da natureza humana. 8 ed. São Paulo: Cultrix, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Lima Costa, Denise Cardoso Góis , José Wanderson Lima Torres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









