LER EM MEIO À PANDEMIA
RESSIGNIFICAÇÕES E NOVOS ESPAÇOS DE LEITURA LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2021.v14.36424Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar a leitura literária que é realizada em meio à pandemia da Covid-19, tendo como ponto de partida as lives e vídeos de leitura que circulam com maior frequência em plataformas como Youtube e Instagram com o intuito de incentivar a leitura de determinadas obras e de fomentar o gosto pela leitura. Assim, este estudo fundamenta-se em Zilberman (2009), Lajolo (1996), Cosson (2014) e Freire (2011) cujo os olhares se voltam a pensar a leitura literária sob diversos prismas e contribuem com estudos e apontamentos ricos e profundos em conteúdo acerca do tema. Outros nomes, fora do cenário nacional, também se destacam por apresentarem estudos e contribuições valiosas sobre a leitura literária e seus significados, entre eles Eagleton (2019), Jouve (2002) e Barthes (1980) cujas produções e pesquisas também serão apresentados ao longo deste trabalho a fim de analisar a leitura literária que é realizada nesse período de pandemia. A leitura realizada nesse período nos aponta para um cenário onde a leitura passa a ser atividade de escape, frente às situações de luto, dor e mazelas escancaradas pela pandemia da Covid-19, e outro aspecto que se pode extrair da leitura nesse novo momento é o fato dela poder ser realizada de forma coletiva e à distância com interações, conectividade e de forma viável, o que a torna numa atividade coletiva profícua em meio ao isolamento social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/