FLEABAG AND BLANCHE

COMO DISPOSITIVOS DE MÍDIA INTERFEREM NA RELAÇÃO ENTRE PERSONAGEM E AUDIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49672

Palavras-chave:

adaptação, Blanche Dubois, dispositivos de mídia, Fleabag, intermidialidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre duas personagens de histórias apresentadas em diferentes mídias: a mulher inominada da minissérie Fleabag (Waller-Bridge, 2016-2019) e Blanche, a personagem principal da peça A Streetcar Named Desire (Williams, 1947). Ambas as obras apresentam como personagens principais mulheres que vivenciam dificuldades em navegar suas vidas em meio a expectativas e normas sociais, traumas e sexualidade, tendo suas respectivas irmãs e cunhados como elementos importantes em suas narrativas. As semelhanças entre a peça e a série de TV apontam para a possibilidade de que elas possam ser lidas como adaptações uma da outra, embora a criadora de Fleabag não tenha afirmado tal relação. Tendo estabelecido a conexão entre esses dois textos, este artigo busca compreender como diferentes dispositivos de mídia (Rajewski, 2010) podem influenciar a percepção do público sobre essas personagens. A hipótese é que a personagem principal de Fleabag, devido à serialização da narrativa televisiva (Mittel, 2015), pode estabelecer uma relação mais profunda com seu espectador, apesar de sua história se assemelhar à de Blanche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Pureza, UFRGS

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela mesma universidade.

Referências

BRONTE, Charlotte. Jane Eyre. Glasgow: William Collins, 2013.

FLEABAG. Emmys, 2019. Available at: https://www.emmys.com/shows/fleabag. Accessed on: July 7, 2025.

FLEABAG. Dir: Phoebe Waller-Bridge. Television Series. Seasons 1-2. UK: BBC Three and Amazon Studios, 2016-2019. Available at: https://www.primevideo.com/region/na/detail/0OB9NDUVQKFRSYRSCHT2A784TI/ref=atv_dp_season_select_s1?jic=8%7CEgRzdm9k. Accessed on: July 25, 2025.

FRIENDLY SPACE NINJA. Fleabag: An Unusual Masterpiece. YouTube: August 29, 2021. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=izRg1rwFYrs&t=1753s. Accessed on: July 30, 2025.

HUHN, Peter; SOMMER, Roy: "Narration in Poetry and Drama". In: The Living Handbook of Narratology. 2011. Available at: https://www-archiv.fdm.uni-hamburg.de/lhn/node/40.html. Accessed on: July 30, 2025.

KOLIN, Philip C. Williams: A Streetcar Named Desire (plays in production). Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

KRAMER, Richard E. “The Sculptural Drama”: Tennessee Williams’s Plastic Theatre. The Tennessee Williams Annual Review, no. 5, 2002. Available at: https://www.tennesseewilliamsstudies.org/journal/work.php?ID=45. Accessed on: July 28, 2025.

LEITCH, Thomas M. “Between Adaptation and Allusion”. In: LEICH, Thomas M. Film Adaptation and its Discontents: From Gone With the Wind to The Passion of Christ. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2007. p. 93-126.

MITTEL, Jason. Complex TV: The Poetics of Contemporary Television Storytelling. New York: New York University Press, 2015.

NORMAN, Will. A Streetcar Named Desire | Dr Will Norman | University of Kent School of English. YouTube: April 20, 2021. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=ThIM7g8BEVg&t=627s. Accessed on: July 9, 2025.

PHILLIPS, Peter A. The Critical Role of Alan Grey, the Unseen Character in Tennessee Williams’ A Streetcar Named Desire. The Western States Theatre Review, Vol. 21, p. 40–48. 2015.

PORTER, M.J., Larson, D.L., Harthcock, A., & Nellis, K.B. Re(de)fining narrative events: Examining television narrative structure. Journal of Popular Film and Television, 30, p. 23-30. 2002.

PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio, GOMES, Paulo Emílio Salles, PRADO, Décio de Almeida e ROSENFELD, Anatol. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 47-57.

RAJEWSKI, Irina O. “Border talks: The problematic status of media borders in the current debate about intermediality”. In: Media Borders, Multimodality and Intermediality. Ed. L. Elleström. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2010. p. 51–68.

SPECTOR, Susan. Alternative Visions of Blanche DuBois: Uta Hagen and Jessica Tandy in A Streetcar Named Desire. In: Modern Drama, Volume 32, Number 4, Winter. p. 545-560. 1989. Available at: https://muse.jhu.edu/article/498830/summary. Accessed on: July 22, 2025.

WALLER-BRIDGE, Phoebe. Fleabag. London: Nick Hern Books, 2013.

WILLIAMS, Tennessee. A Streetcar Named Desire. New York, New American Library, 1947.

WOODS, Faye. Too Close for Comfort: Direct Address and the Affective Pull of the Confessional Comic Woman in Chewing Gum and Fleabag. Communication, Culture & Critique, 12 (2): p. 194–212. 2019.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

FERNANDA SILVEIRA DA PUREZA, N. FLEABAG AND BLANCHE: COMO DISPOSITIVOS DE MÍDIA INTERFEREM NA RELAÇÃO ENTRE PERSONAGEM E AUDIÊNCIA. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 18, n. 1, p. e18109, 2025. DOI: 10.34019/1983-8379.2025.v18.49672. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/49672. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Fluxo contínuo