QUANDO FANTASMAS DANÇAM
A ADAPTAÇÃO DE 'O MORRO DOS VENTOS UIVANTES' PARA O AUDIOVISUAL EM KATE BUSH
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49633Palavras-chave:
adaptação, intermidialidade, literatura, personagens, videoclipeResumo
Emily Brontë (1818-1848) em sua obra O Morro dos Ventos Uivantes (1847) explora a representação de sentimentos e tormentos que circundam a natureza humana. O livro serviu e ainda serve de inspiração para a realização de diversas outras obras, não se restringindo apenas ao campo literário, como é o caso da música homônima da cantora Kate Bush (1958-). Assim, tendo em vista o papel desempenhado pela personagem e também a possibilidade de criação e recriação da arte, esse trabalho tem como objetivo analisar a percepção e representação das personagens Catherine e Heathcliff, criadas por Brontë, sob a ótica da produção musical e audiovisual, contando com dois videoclipes de Bush. Para isso, foi necessário recorrer à visão acerca da personagem estabelecida por Candido (2007), aos conceitos de Adaptação (Hutcheon, 2013) e Intermidialidade (Clüver, 2011), além de seguir uma metodologia de análise para videoclipes proposta por Rodríguez-López e Aguaded-Gómez (2013). Dentre os aspectos observados, destaca-se que cada obra possui o seu foco de representação, em especial a troca de ponto de vista ocorrida entre as personagens. Além disso, Bush cria novas concepções, reafirmando a capacidade das artes de se ressignificar e atualizar os seus sentidos.
Downloads
Referências
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2000.
BRONTË, Emily. O Morro dos Ventos Uivantes. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2021.
BUSH, Kate. Wuthering Heights. In: The Kick Inside [CD]. Londres: EMI Records, 1978.
BUSH, Kate. Wuthering Heights - Official Music Video - Version 1. YouTube, publicado em 30 dez. 2010. Lançamento original: jan. de 1978. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-1pMMIe4hb4. Acesso em 22. ago. 2025.
BUSH, Kate. Wuthering Heights – Official Music Video (Red Dress Version). YouTube, publicado em 2. mar. 2011. Lançamento original: jan. de 1978. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fk-4lXLM34g&list=RDFk-4lXLM34g&start_radio=1. Acesso em 22. ago. 2025.
CANDIDO, Antonio et al. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CASETTI, Francesco; DI CHIO, Federico. Cómo analizar un film. Barcelona: Paidós, 1991.
CHEVALLIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva et al, 2002.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA. UFMG, p. 8–23, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15413. Acesso em: 22 ago. 2025.
CLÜVER, Claus. Inter textus / Inter Artes / Inter Media. Aletria, Belo Horizonte, n. 14, p. 11-41, jul.-dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.10-41. Acesso em 22 ago. 2025.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da Adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.
JÚNIOR, Jeder Janotti; SOARES, Thiago. O videoclipe como extensão da canção: apontamentos para análise. Galáxia, n. 15, p. 91-108, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1497 . Acesso em: 23 jul. 2025
MOZDZENSKI, Leonardo. As configurações genéricas e multimodais do videoclipe. Signo, v. 38, n. 64, p. 100-117, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3392. Acesso em: 23 jul. 2025
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Canção: letras x estrutura musical. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 322–333, 2006. DOI: 10.17851/2317-2096.14.2.322-333. Disponível em:https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18103. Acesso em: 23 jul. 2025.
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação. In: DINIZ, Thais. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: UFMG, 2012, p. 15-45.
RODRÍGUEZ-LÓPEZ, Jenifer, AGUADED-GÓMEZ, José, Ignacio: Propuesta metodológica para el análisis del vídeo musical. v. XVI, p. 63-70, 2013. ISSN 1138-9761. Disponível em: http://hdl.handle.net/10272/7339:. Acesso em: 23 jul. 2025.
STAM, Robert; E SILVA, Marie-Anne Kremer. A literatura através do cinema: realismo magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Beatriz Melo Rodrigues, Pedro Afonso Barth

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









