A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E A EXPERIMENTAÇÃO EM ESPAÇO DIGITAL

UMA ANÁLISE DAS OBRAS DE ANDREW HUSSIE E HANNAH HILLAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42390

Palavras-chave:

Convergência midiática, Experimentação artística, Literatura eletrônica, Narrativas híbridas, Suportes digitais

Resumo

Desde o advento das tecnologias digitais, é perceptível, tanto na fortuna crítica quanto entre autores e artistas, um entusiasmo com as possibilidades criativas oferecidas pelo meio digital. É possível encontrar diversas alusões à liberdade criativa e a possibilidades de convergência midiática e de linguagens artísticas quando se pesquisa sobre a criação no espaço digital. No entanto, mesmo que essas sejam exploradas por diversos autores, nota-se uma crescente preferência por formatos mais tradicionais, que remetam a convenções dos suportes “analógicos”. Sendo assim, este texto apresentará como estudo de caso a análise de obras construídas nesse contexto: a primeira é Homestuck, de Andrew Hussie, a qual apresenta caráter altamente experimental; e a outra são os quadrinhos de Hannah Hillam, publicados em redes sociais da autora, e que se aproximam mais de formatos convencionais. Apesar de ambas serem obras que apresentam interessantes aproximações entre diferentes linguagens artísticas, tais como a literatura, as histórias em quadrinhos e os jogos eletrônicos, a atitude de seus autores em relação às possibilidades criativas do meio em que são publicadas diferem, o que pode evidenciar não apenas uma escolha pessoal de seus autores, como também uma opção feita visando diferenças de recepção da parte do público alvo.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

ALMEIDA, M. A. de . A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E A EXPERIMENTAÇÃO EM ESPAÇO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS OBRAS DE ANDREW HUSSIE E HANNAH HILLAM. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 21–35, 2023. DOI: 10.34019/1983-8379.2023.v16.42390. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/42390. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático