LER EM MEIO À PANDEMIA
RESSIGNIFICAÇÕES E NOVOS ESPAÇOS DE LEITURA LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2021.v14.36424Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a leitura literária que é realizada em meio à pandemia da Covid-19, tendo como ponto de partida as lives e vídeos de leitura que circulam com maior frequência em plataformas como Youtube e Instagram com o intuito de incentivar a leitura de determinadas obras e de fomentar o gosto pela leitura. Assim, este estudo fundamenta-se em Zilberman (2009), Lajolo (1996), Cosson (2014) e Freire (2011) cujo os olhares se voltam a pensar a leitura literária sob diversos prismas e contribuem com estudos e apontamentos ricos e profundos em conteúdo acerca do tema. Outros nomes, fora do cenário nacional, também se destacam por apresentarem estudos e contribuições valiosas sobre a leitura literária e seus significados, entre eles Eagleton (2019), Jouve (2002) e Barthes (1980) cujas produções e pesquisas também serão apresentados ao longo deste trabalho a fim de analisar a leitura literária que é realizada nesse período de pandemia. A leitura realizada nesse período nos aponta para um cenário onde a leitura passa a ser atividade de escape, frente às situações de luto, dor e mazelas escancaradas pela pandemia da Covid-19, e outro aspecto que se pode extrair da leitura nesse novo momento é o fato dela poder ser realizada de forma coletiva e à distância com interações, conectividade e de forma viável, o que a torna numa atividade coletiva profícua em meio ao isolamento social.
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