O "ser jornalista" no Twitter

o segundo turno da eleição presidencial de 2022 a partir dos tweets do jornalista Reinaldo Azevedo

Autores

  • Ivan Bomfim Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Leriany Barbosa Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2023.42199

Palavras-chave:

Práticas jornalísticas no ambiente digital, Redes sociais, Twitter, Eleições

Resumo

O artigo analisa o perfil do jornalista da área política, Reinaldo Azevedo, no Twitter, durante o período que compreende o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Com base em Lee e Hamilton (2022), busca-se entender como Azevedo constrói opiniões acerca das eleições, através de conteúdos publicados em seu perfil pessoal no Twitter. Metodologicamente, mobiliza-se a análise de enquadramento (ENTMAN, 1993), devido à relevância de níveis cognitivos e/ou discursivos expressados pelo colunista político na rede social em questão. Como resultado, os quadros de sentido mostram o modo que Azevedo vê os candidatos do segundo turno eleitoral de 2022 e o cenário político da época. Por fim, o artigo viabiliza a importância da relação das diferentes formas de atuação dos profissionais por meio da rede social.

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Biografia do Autor

Leriany Barbosa, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Bomfim, I., & Barbosa, L. (2024). O &quot;ser jornalista&quot; no Twitter: o segundo turno da eleição presidencial de 2022 a partir dos tweets do jornalista Reinaldo Azevedo. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (38), 282–300. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2023.42199

Edição

Seção

Artigos