O ENSINO DE SOCIOLOGIA RETRATADO NAS TESES E DISSERTAÇÕES ENTRE 1996 E 2015: UM ESTADO DA ARTE.

Autores

  • Katiuscia Vargas Antunes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Edmar Augusto Semeão Garcia Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Amanda Fontes Alves Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17481

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados do projeto de pesquisa “Estado da arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: o que dizem as dissertações e teses sobre o tema”, apoiado pelo Programa de Iniciação Científica BIC/UFJF. O objetivo central foi realizar uma investigação do tipo estado da arte das produções acadêmicas no campo da pós-graduação strictu senso, analisando dissertações e teses que abordam a temática do ensino de Sociologia no Ensino Médio. A pesquisa se orientou pelos pressupostos da investigação do tipo estado da arte, conforme descrito por André et al (1999). Nossas estratégias consistiram em: 1º) mapear e quantificar a produção sobre ensino de Sociologia, no período 1996 a 2015; 2º) categorizar e descrever a produção encontrada e 3º) analisar e (re)escrever a história da consolidação da Sociologia como disciplina escolar e do ensino de Sociologia como campo de pesquisa no Brasil. Apesar das pesquisas do tipo estado da arte sofrerem críticas em relação ao seu alcance, por se valerem, muitas vezes, de uma leitura parcial dos trabalhos, concordamos com Handfas e Maçaira (2014) ao afirmarem que a pertinência de pesquisa como a que apresentamos aqui, se dá pela necessidade de conhecermos a construção de um campo de estudos, neste caso, o do ensino de sociologia na escola básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta do Departamento de Educação. Faculdade de Educação. FACED/UFJF

Edmar Augusto Semeão Garcia, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Bacharel em Ciências Humanas e Ciências Sociais.

 

Amanda Fontes Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduanda em Ciências Sociais pela UFJF

Downloads

Publicado

2019-03-20

Como Citar

Antunes, K. V., Garcia, E. A. S., & Alves, A. F. (2019). O ENSINO DE SOCIOLOGIA RETRATADO NAS TESES E DISSERTAÇÕES ENTRE 1996 E 2015: UM ESTADO DA ARTE. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (28). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17481

Edição

Seção

Pós-Graduação