O ENSINO DE SOCIOLOGIA RETRATADO NAS TESES E DISSERTAÇÕES ENTRE 1996 E 2015: UM ESTADO DA ARTE.
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17481Abstract
Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados do projeto de pesquisa “Estado da arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: o que dizem as dissertações e teses sobre o tema”, apoiado pelo Programa de Iniciação Científica BIC/UFJF. O objetivo central foi realizar uma investigação do tipo estado da arte das produções acadêmicas no campo da pós-graduação strictu senso, analisando dissertações e teses que abordam a temática do ensino de Sociologia no Ensino Médio. A pesquisa se orientou pelos pressupostos da investigação do tipo estado da arte, conforme descrito por André et al (1999). Nossas estratégias consistiram em: 1º) mapear e quantificar a produção sobre ensino de Sociologia, no período 1996 a 2015; 2º) categorizar e descrever a produção encontrada e 3º) analisar e (re)escrever a história da consolidação da Sociologia como disciplina escolar e do ensino de Sociologia como campo de pesquisa no Brasil. Apesar das pesquisas do tipo estado da arte sofrerem críticas em relação ao seu alcance, por se valerem, muitas vezes, de uma leitura parcial dos trabalhos, concordamos com Handfas e Maçaira (2014) ao afirmarem que a pertinência de pesquisa como a que apresentamos aqui, se dá pela necessidade de conhecermos a construção de um campo de estudos, neste caso, o do ensino de sociologia na escola básica.
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