Prevenção do suicídio em serviços de apoio emocional
uma breve reflexão sobre a relação de ajuda
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2021.31642Palabras clave:
Suicídio, Moralidade, Relação de ajuda, Centro de Valorização da Vida, SOS Voz Amiga, Quadro de InteraçãoResumen
Este artigo pretende estabelecer uma análise sobre os modos de atuação de serviços de apoio emocional para a prevenção do suicídio com enfoque na noção de relação de ajuda como aspecto central de suas metodologias de atendimento. O estudo aqui apresentado resulta de uma etnografia realizada junto ao Centro de Valorização da Vida – CVV no Rio de Janeiro, tendo em conta tanto as atividades de treinamento de voluntários quanto de atendimento dos usuários pelo serviço telefônico. Foram analisados também os materiais metodológicos do CVV e do SOS Voz Amiga, serviço português, localizado em Lisboa, análogo ao CVV. A descrição das metodologias de atendimento telefônico de apoio emocional e a reflexão sobre o conceito de relação de ajuda empregado por estes programas possibilitou identificar o modo pelo qual eles lançam mão de arranjos morais específicos empregados nas técnicas de interação como os elementos fundamentais das estratégias de prevenção do suicídio.
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