Recursos argumentativos na hashtag #MeuAmigoSecreto: análise dos enunciados no Facebook

Autores

  • Ana Luiza Cordeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30600

Palavras-chave:

Facebook, Hashtag, Argumentação, Machismo

Resumo

O presente artigo lança olhares às escolhas argumentativas presente nos enunciados vinculados à hashtag #MeuAmigoSecreto, publicados entre 25 e 30 de novembro de 2015, na plataforma Facebook. Considerando que toda enunciação é argumentativa, tem-se como objetivo analisar, com base nas categorias postuladas por Fiorin (2016), quais as táticas argumentativas mais recorrentes nos enunciados. Parte-se de uma metodologia de cunho netnográfico, de forma quanti e qualitativa, propondo a análise argumentativa de 49 publicações. Para tanto, ancora-se na Teoria da Argumentação, recorrendo também à Koch (2011) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996; 2011). Como resultado, observa-se a predileção aos argumentos que recorrem ao mundo objetivo, indicando que as construções sobre violência e machismo usam, majoritariamente, como base a noção de realidade e vivência compartilhadas entre mulheres.

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

Cordeiro, A. L. (2020). Recursos argumentativos na hashtag #MeuAmigoSecreto: análise dos enunciados no Facebook. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (31). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30600

Edição

Seção

Dossiês