O capital cultural em Bourdieu e a cultura capital em Freud:

breves indicações sobre psicanálise e/da educação

Autores/as

  • Fábio Moreira Vargas Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2019.17544

Palabras clave:

psicanálise, educação

Resumen

Bourdieu elabora (2003), por meio de uma sofisticada análise sociológica, uma crítica feroz ao modelo escolar tradicional. Através da naturalização de uma situação essencialmente histórica e contingente, o percurso educativo, no interior das escolas, transforma-se num legitimador de estruturas sociais opressoras e desiguais. Através da noção de Capital Cultural, pode revelar as raízes das problemáticas noções de “fracasso” e “sucesso” escolar. No interior dessa argumentação, o presente trabalho procura articular, sob viés psicanalítico, a exibição da construção silenciosa da subjetividade humana através do contexto intersubjetivo da cultura. Para tal, será focalizada a noção de Super-eu que Freud demonstra ser o herdeiro de uma introjeção da exterioridade configurando-se como polo de opressão interior. Procura-se, assim, articular às análises de Bourdieu sobre o capital cultural as formulações freudianas sobre a cultura capital e aprofundar, desse modo, algumas constatações de Bourdieu através da psicanálise de Freud.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Moreira Vargas, Universidade de São Paulo (USP)

Professor de Filosofia, Graduando em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Principal interesse na relação entre filosofia e psicanálise.

Publicado

2019-07-09

Cómo citar

Vargas, F. M. (2019). O capital cultural em Bourdieu e a cultura capital em Freud: : breves indicações sobre psicanálise e/da educação. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (29), 22. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2019.17544

Número

Sección

Artigos